Geral

Pelo terceiro ano, Juiz de Fora fecha primeiro semestre com saldo positivo na geração de empregos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

30/07/2023 por Redação

Dados foram divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Confira o histórico da cidade por meio de gráficos, desde 2020. Vista geral da cidade de Juiz de Fora, foto de arquivo
Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
Pelo terceiro ano consecutivo, Juiz de Fora fechou o primeiro semestre com saldo positivo na geração de empregos. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Desde o início do novo Caged, em 2020, a cidade contabilizou o melhor desempenho em 2021. Na época, entre janeiro e junho, foram criados 2.902 empregos formais. Já em 2020, ano de pandemia, o município teve mais de 6 mil demissões.
Em 2023, por sua vez, Juiz de Fora registrou saldo positivo de 2.569. Confira abaixo o histórico dos semestres em Juiz de Fora desde 2020.
A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo anterior mudou a metodologia.
*Vale lembrar que o saldo de um ano ou mês é o resultado do somatório entre as admissões e os desligamentos referente aquele período.
Saldo de janeiro a junho de 2023
Em relação aos meses de 2023, março foi o período de maior atuação em Juiz de Fora. Na ocasião, o município teve saldo positivo de 1.317 empregos. Já em junho, último dado que foi divulgado pelo Caged, a cidade contabilizou saldo negativo, de 106.
Veja abaixo o saldo, seja ele positivo ou negativo, de janeiro a junho deste ano:
Setores
Em relação aos setores, Construção (+31), Comércio (+27) e Agropecuária (+1) apresentaram resultado positivo em junho de 2023. Já os de Serviços (-163) e Indústria (-3), as demissões superaram as contratações.
Apesar da queda no último mês, Serviços apresentou saldo positivo no acumulado do primeiro semestre do ano, com 1.989 vagas criadas. O mesmo ocorreu com a Indústria (+486).
Brasil
De acordo com o Ministério do Trabalho, 1,02 milhão de vagas formais de emprego foram criadas no país nos seis primeiros meses deste ano.
O número representa recuo de 26,3% na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram criadas 1,38 milhão de empregos com carteira assinada.
Ao final de junho de 2023, ainda conforme os dados oficiais, o Brasil tinha saldo de 43,46 milhões de empregos com carteira assinada.
O resultado representa aumento na comparação com maio deste ano (43,31 milhões) e com junho de 2022 (41,81 milhões).
Crítica
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, voltou a criticar a atuação do Banco Central na definição da taxa básica de juros da economia, atualmente em 13,75% ao ano. Segundo ele, se não fosse a “inadequação esquizofrênica” dos juros no Brasil, a economia brasileira poderia ter gerado mais empregos em maio, junho e, também, no primeiro semestre deste ano.
“A indústria está preparada para crescer, a economia está preparada para voar. Há um impedimento, que é o custo do dinheiro para capital de giro. O que motivaria alguém que está hoje investindo em títulos públicos para migrar para investimentos se lá na ponta está sendo dificultado o crescimento do crescimento para valer do consumo”, questionou o ministro Marinho.
Metodologia
Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são obtidos por pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.
🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!
LEIA TAMBÉM:
EDUCAÇÃO: Cursinhos populares estão com inscrições abertas para o segundo semestre em Juiz de Fora
BALANÇO ANUAL: Juiz de Fora gerou 3.785 empregos em 2022, mas 40% a menos que no ano anterior
DADOS NACIONAIS: Brasil cria 157 mil empregos formais em junho, queda de 45% em relação ao mesmo mês de 2022
📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu