Esporte

Análise do Fortaleza: Vojvoda ousa com time misto, e escolhas têm saldo negativo

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/10/2023 por Redação

Vojvoda mandou a campo time misto contra o Bahia, mas perdeu por 2 a 0 É compreensível que, por estar na final da Sul-Americana, marcada para o fim de outubro, Vojvoda alterne escalações do Fortaleza nos jogos antes da decisão. Contra o Bahia, na derrota por 2 a 0 foi assim. O problema é que a cabeça do time parece estar, de fato, na decisão intercontinental. Neste sábado, sistemática do Tricolor do Pici demorou a engatar e foi preciso que os titulares entrassem na reta final para tentar reaver os pontos que escapavam por entre os dedos. O saldo, no entanto, acabou se mostrando negativo.
+ Vojvoda lamenta 2ª derrota seguida: Sensação de dor, de que sofri
Bahia 2 x 0 Fortaleza | Melhores Momentos | 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Vojvoda perdeu jogadores importantes na reta final da partida e pode perdê-los para o duelo contra o Botafogo - quiçá contra a LDU. A situação de Calebe e Thiago Galhardo, que deixaram o campo com lesões, pode preocupar. Um planejamento feito com precisão, que que pode ter esbarrado no acaso das lesões. Resta saber como Vojvoda irá lidar com os desafios que vêm pela frente.
Primeiro tempo
De olho no principal compromisso do mês, a final da Sula, Vojvoda mandou a campo um time alternativo, haja vista o curto intervalo de tempo entre os jogos até o dia 28, quando encara a LDU, no Uruguai, na decisão internacional. Com algumas peças diferentes do usual, o time cearense tentou fazer frente ao Bahia fora de casa.
Conhecendo bem Rogério Ceni como conhece o Fortaleza, a postura da equipe de Vojvoda era clara. Defensivo, trabalharia sem a posse de bola, buscando matar o jogo no contra-ataque. Guilherme e Marinho pelas pontas tinham essa responsabilidade de usar a velocidade para tentar definir. No entanto, foram os donos da casa quem abriram o marcador. Na bola parada, Kanu marcou para o Bahia.
O Fortaleza, que via o Bahia trabalhar no meio-campo e chegar a quase 70% de posse de bola nos minutos iniciais, cresceu de produção após sofrer o gol. Marinho pela direita e Galhardo na bola aérea foram os mais acionados. O Laion ainda mostrou boas criações na bola parada, mas o gol de empate não veio.
Biel em Bahia x Fortaleza
Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Segundo tempo
Para a segunda etapa, Vojvoda promoveu mudanças. Machuca e Calebe entraram nas vagas de Guilherme e Crispim. E em poucos minutos, mostraram mais poder de fogo. Calebe se mostrou mais presente no campo de ataque, enquanto Machuca bsucava jogadas individuais com base no drible.
Na sequência, Calebe sentiu uma lesão e precisou ser substituído. Lucero e Caio Alexandre (na vaga de Pedro Augusto) entraram. Era Vojvoda tentando recuperar, na reta final, os pontos que poderiam alavancar a situação do time na tabela.
O problema foi que o saldo do planejamento por entrar com reservas acabou se tornando negativo. Além de Calebe, Vojvoda perdeu Galhardo, também por lesão, deixando o Tricolor do Pici com um a menos no fim. Jogadores importantes que preocupam para a sequência de jogos decisivos no curto intervalo de tempo que há pela frente.
Bruno Pacheco, Fortaleza
Mateus Lotif / Fortaleza EC
E os desfalques? Como planejar?
Além de se preocupar com Calebe e Galhardo, há os suspensos pela frente. Sasha, Brítez, Pacheco e Titi levaram o terceiro amarelo e não poderão jogar contra o Botafogo. Os três últimos talvez até já fossem poupados contra o líder da Série A. Dudu, que também deixou o campo com dores na coxa, pode não ser utilizado. Com isso, Tinga, titular absoluto e que deveria ser poupado, pode precisar ir a campo.
Com as lesões no meio e ataque, o time pode ainda precisar de Lucero e Caio Alexandre, outros que poderiam ser poupados contra o Bota de olho na final contra a LDU. Decisões difíceis que vêm pela frente para Juan Pablo Vojvoda e sua comissão técnica. O duelo contra o Botafogo será o último antes da final da Sula. Por fim, escolhas que culminem em baixas de última hora podem ser decisivas no momento mais importante da história do time.
Agenda tricolor
O próximo compromisso do Tricolor será na terça-feira (24) contra o Botafogo pela rodada 29 da Série A. A bola rola às 19h30 na Arena Castelão. No dia 28, o Leão tem compromisso pela final da Sul-Americana contra a LDU no Uruguai.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu