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GP dos EUA: Verstappen segura Hamilton e vence após largar em 6º

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/10/2023 por Redação

Tricampeão da RBR se tornou primeiro piloto a vencer em Austin largando fora da primeira fila; Hamilton chegou em segundo, recuperando-se após pit stop lento, e Norris foi terceiro Pelo terceiro ano seguido, Max Verstappen e Lewis Hamilton protagonizaram o GP dos Estados Unidos. Mas assim como em 2021 e 2022, foi o holandês da RBR quem levou a melhor no Circuito de Austin, vencendo a prova neste domingo após largar da sexta colocação e ainda segurar o rival nas últimas voltas. Seu terceiro triunfo consecutivo na pista teve, ainda, Lando Norris em terceiro lugar; o britânico chegou a liderar a disputa após passar o pole position Charles Leclerc na largada.
Verstappen é o primeiro piloto a vencer em Austin largando fora da primeira fila desde que a pista estreou na F1, em 2012. O holandês contou com a antecipação de seu pit stop para chegar à vice-liderança; no braço, ultrapassou o então líder Norris na volta 2 e teve que conter a aproximação de Hamilton, que descontou meio segundo nos seis giros finais para tentar brigar pela vitória.
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Max Verstappen vence GP dos EUA de F1 em 2023
Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Depois de perder uma posição na largada, Hamilton se recuperou e chegou a liderar, entre as voltas 18 e 21. No entanto, foi prejudicado por um pit stop de quase 4s na 21ª volta. Para voltar à briga, executou boas manobras sobre Leclerc e, já nos instantes finais, sobre Norris, assumindo a vice-liderança.
Nas seis voltas finais, ele descontou pelo menos 3s5 da desvantagem de 5s que tinha para Verstappen, cerca de meio segundo a cada giro. Pressionado, Max reclamou com a RBR dos alertas que recebia da aproximação do rival, mas conseguiu receber a bandeirada na frente - superando, também, um pit stop abaixo dos padrões de sua equipe na 36º volta.
Resultado
Resultado - GP dos EUA de F1 2023
Reprodução
A F1 retorna já no próximo fim de semana em 29 de outubro com o GP do México, 19ª etapa de 22 desta temporada. Depois, desembarca no Brasil para o GP de São Paulo em 5 de novembro. Veja calendário; restam apenas quatro rodadas para o fim do campeonato.
Classificação atualizada da F1
Momentos-chave
A largada
Norris, originalmente segundo colocado, saltou para a liderança antes mesmo da primeira curva. Ele deixou para trás uma confusão envolvendo o pole position Leclerc, que caiu pra segundo; Sainz e Hamilton, que foi cercado pelos dois carros da Ferrari e perdeu a terceira posição para o espanhol.
Lando Norris assume liderança do GP dos EUA de F1 2023 ainda na largada
Mark Thompson/Getty Images
Logo atrás de Hamilton apareceu Verstappen, que partiu em sexto e chegou perto de ultrapassá-lo com a bagunça na largada. O tricampeão da RBR não conseguiu sair à frente do rival, mas assumiu a quinta posição - que antes pertencia a George Russell. Este, por sua vez, despencou três posições no começo da prova, apesar de se recuperar já no giro seguinte e aparecer em sétimo.
Fernando Alonso e Lance Stroll, da Aston Martin, e Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, da Haas, largaram do pit lane após modificações em seus carros para a corrida. Do quarteto, Magnussen era o melhor colocado após a primeira volta, em 16º. Após dez voltas, porém, Alonso conseguiu sair ganhar três posições e assumir o 15º lugar.
Hamilton, rumo à liderança
Tudo começou na volta cinco, quando o heptacampeão passou Sainz e assumiu a terceira colocação. Na abertura do sexto giro, ele assumiria a vice-liderança com a ultrapassagem sobre Leclerc, que por sua vez, teve que manejar a aproximação de Verstappen até a inevitável manobra na 11ª volta entre as curvas 12 e 14.
À frente, o então líder Norris tinha 3s de vantagem para Hamilton, mas a diferença caiu para quase metade nas seis voltas seguintes: na 17ª, já era de 1s8. Neste momento, Verstappen foi o primeiro do top 3 a parar e voltou em nono, com pneus médios novos. No giro seguinte foi a vez de Pérez, Sainz, Norris e Tsunoda. Com isso, Hamilton assumiu a liderança provisória da corrida.
Chance perdida - e novo líder
Na volta 21 foi a vez de Hamilton parar e ceder a liderança provisória a Leclerc. Mas a troca do heptacampeão foi lenta, durando 3s6. Calçando agora pneus duros, ele caiu para quinto e, no decorrer, da prova, chegou a se queixar com a Mercedes pelo rádio do prejuízo causado pelo time.
Com o pit stop de Russell e Leclerc, Norris recuperou a liderança, tendo Verstappen em sua cola a menos de 1s e já preparando o terreno para a ultrapassagem nas quatro voltas que sucederam a reconfiguração. O tricampeão deu o bote na 28ª, na curva 12, e defendeu a posição obtida da retaliação de Lando. As mudanças haviam, ainda, alçado Hamilton de volta ao terceiro lugar.
Gerenciando a vantagem
A partir daí, foi só questão de zelar pela liderança conquistada, o que Verstappen e a RBR conseguiram apesar de um deslize da equipe na segunda rodada de pit stops a partir da volta 35, com Norris.
Tendo Hamilton como vice-líder provisório, Verstappen também visitou os boxes uma segunda vez, na 36ª volta. A parada foi de 3s3, abaixo dos padrões da equipe. Porém, a desvantagem foi contida e ele conseguiu voltar à ponta depois das trocas de Sainz (36ª volta), Pérez (na 38ª) e Hamilton (na 39ª).
Vale a liderança?
Hamilton, por sua vez, tinha pneus médios contra duros do líder Verstappen e o vice-líder Norris. Mas o heptacampeão ainda tinha terreno para melhora, a 17 voltas para a bandeirada. Depois de cair para quarto com seu segundo pit stop, ele chegou a anotar a melhor volta da corrida e ultrapassou Leclerc na volta 43, superando a defesa do rival da Ferrari.
Aí, ele começou sua caça a Norris, descontando a diferença de 3s8 até entrar na zona de uso da asa traseira móvel de menos de 1s, a partir do 47º giro da prova. A dupla quase se tocou na primeira tentativa de fato do piloto da Mercedes. Norris, porém, não conseguiu segurar por muito tempo e virou alvo fácil do veterano, na volta 49.
A seis giros para o fim, a diferença entre Verstappen e Hamilton era de quase 5s. Por volta, os pneus médios do heptacampeão tiraram meio segundo da distância para o líder. A RBR alertou seu piloto da queda nos tempos, e Max queixou-se por ter sua concentração atrapalhada. No entanto, não houve tempo hábil para mais, e o holandês cruzou a linha de chegada na frente.
E a galera do fundão?
Do quarteto que iniciou a prova no pit lane, quem chegou mais perto da zona de pontuação finalizada a primeira rodada de pit stops foi Alonso; em 11º, ele ultrapassou Guanyu Zhou para ocupar o décimo posto na volta 24. Stroll e Hulkenberg se aproximaram dele no decorrer da corrida.
Com as segundas trocas concluídas já na metade final da prova, Alonso era décimo e Stroll, 11º, perdendo posições após seu pit stop na 42ª volta. O espanhol, porém, abandonou a corrida com problemas na suspensão de sua Aston Martin. Stroll, por outro lado, cruzou a linha de chegada em nono.

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