Geral

Creme de cebola: saiba como fazer a receita gratinada com queijo

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

03/12/2023 por Redação

Apesar da cebola ser um ingrediente complicado e difícil de agradar o paladar das pessoas, a chefe de cozinha Maria Guilhermina fez um prato com a hortaliça ganhar um novo significado. A reprodução da receita é fácil e simples. Aprenda o passo a passo de como fazer um creme de cebola imperdível
Reprodução/TV Anhanguera
A cebola é um ingrediente bastante polêmico no mundo gastronômico, tanto para os cozinheiros quanto para os degustadores. Porém, isso não é problema para a chefe de cozinha Maria Guilhermina, moradora de Catalão, região sudeste do estado de Goiás, que conseguiu ressignificar o uso da hortaliça em um prato especial e ideal para ser feito no almoço de família.
A cozinheira conta que tudo começou quando ela foi contratada para fazer o jantar de um casamento e havia feito o pedido da hortaliça em grandes quantidades. Porém, ela não imaginava que o fornecedor iria exagerar nos sacos com cebolas.
Sem desesperar, Guilhermina teve a brilhante ideia de criar o creme de cebola. Ela cortou a hortaliça em rodelas finas, jogou o queijo ralado por cima e gratinou. O resultado não poderia ser outro: todos que estavam presentes no jantar de casamento, de acordo com ela, apreciaram cada porção do prato.
A receita é fácil, rápida e simples. Aprenda a seguir o passo a passo em como preparar o creme de cebola.
Ingredientes
1 cabeça de alho
1 vidro de azeitona picada
Meio pote pequeno de champignon
Duas colheres de extrato de tomate
2 colheres de maisena
1 copo de requeijão
2 caixinhas de creme de leite
1 vidrinho de palmito em pedaços
4 cabeças grandes de cebola picadas em rodelas
6 tomates
Sal a gosto
Pimenta do cheiro
Pimenta do reino
Azeite
Caldo de galinha
300 g muçarela ralada
Modo de preparo
O primeiro passo é ralar o alho e cortar os tomates em cubinhos após retirar o excesso das sementes. Depois, corte a pimenta de cheiro e o cheiro verde. Feito esses procedimentos, prepare a frigideira com azeite na medida de duas xícaras de café. Espere esquentar e refogue o alho. Em seguida, corte a cebola em rodelas, deixando-a de molho. Isso ajuda a tirar a acidez do ingrediente.
O próximo passo é colocar a cebola na frigideira para refogar também. O ponto ideal é deixar até dourar. Acrescente a pimenta de cheiro, pimento do reino, sal a gosto, o tomate picado e as três colheres de extrato de tomate. Com isso, é preciso esperar cerca de três minutos para apurar. Ainda no fogão, adicione o sachê de caldo de galinha, azeitona, palmito e o champignon.
Em uma vasilha separada, dissolva a maisena na água e junte com todos os outros ingredientes na frigideira. Não se esqueça de dar uma pequena mexida utilizando uma colher no molho. Desligue o fogo. No recipiente, coloque o cheiro verde, duas caixinhas de creme de leite e o requeijão. Misture bem.
Siga para a montagem do prato. Para isso, unte a refratária com azeite. Coloque a metade do creme de cebola. Espalhe por cima a muçarela ralada e adicione resto do creme de cebola. Finalize novamente com o restante do queijo.
Por fim, deixe a refratária para gratinar no forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos e pronto. O creme de cebola pode ser servido acompanhado de qualquer prato de sua preferência, como por exemplo, bife, frango assado, arroz ou até mesmo uma salada.
*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu