Geral

Piracicaba registra aumento de 65,8% em resíduos por descarte irregular em 1 ano, diz prefeitura

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/01/2024 por Redação

Em 2022, foram recolhidas desses pontos 12.588 toneladas de materiais. Em 2023, a soma é de 20.877 toneladas, aponta Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente. Margens da Rodovia Luiz de Queiroz em Piracicaba regsitrou descarte irregular de pneus, papelão e demais resíduos em 2023
Edijan Del Santo/EPTV
O volume de resíduos descartados de forma irregular em Piracicaba aumentou quase 66% entre 2022 e 2023, de acordo com informações divulgadas a pedido do g1 pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
O setor de Gerenciamento de Resíduos da Simap monitora e realiza a manutenção mensal de 39 pontos de descarte irregular no município, segundo a prefeitura. Em 2022, foram recolhidas desses pontos 12.588 toneladas de materiais. Em 2023, a soma é de 20.877 toneladas.
Além desses 39 pontos em que, de acordo com a administração municipal, há grande quantidade de resíduos, existem ainda outros pontos menores.
Crime ambiental
O descarte irregular de lixo ou inservíveis é considerado um crime ambiental e está previsto na Lei de Crimes Ambientais. O crime é inafiançável e a pena prevista é de reclusão de um a cinco anos.
Locais corretos
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap, mantém sete ecopontos na cidade para o descarte regular destes materiais inservíveis.
👇Os ecopontos ficam nas seguintes regiões, veja abaixo:


Artemis (Rua Fioravante Cenedese)
Bosques do Lenheiro (Rua Sapucaia)
Mário Dedini 1 e 2 (Rua Antônio Franco de Lima e Rua dos Topázios, respectivamente)
Monte Rey (Rua Giovanni Ferrazo)
Jardim Oriente (Rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes com a rua Dr. Raul Machado Filho)
Santo Antônio (Rua João Laurelli).
O horário de funcionamento das unidades é de segunda a sábado, das 7h às 17h, estando fechadas aos domingos e feriados.
Para solicitar informações ou denunciar o descarte irregular de entulho, é preciso anotar a placa do veículo e informar a Prefeitura por meio do SIP-156 ou o Pelotão Ambiental no telefone (19) 3422-0200.
Ecopontos
A Prefeitura, por meio da Simap, recolheu 16,04 toneladas de resíduos nos sete Ecopontos de Piracicaba, entre os meses de janeiro e outubro de 2022. No mesmo período do ano passado, 2021, a pasta registrou 24.727,35 toneladas.
Preso durante flagrante de descarte irregular
Um homem de 57 anos foi detido no último dia 4 de janeiro após tentar fugir de uma abordagem relacionada a descarte irregular de lixo e jogar o carro que dirigia contra uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM). As informações são da corporação.
O flagrante aconteceu durante ação conjunta do Pelotão Ambiental da Guarda com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) para fiscalizar o descarte irregular de materiais diversos.
Segundo o subinspetor José Antônio Mendes de Matos, encarregado do Pelotão Ambiental, o suspeito foi flagrado fazendo descarte de pedaços de madeira e folhagem na Rua Bonfiglioli Campagnoli, no Bairro Verde.
Homem é detido pela Guarda durante flagrante de descarte irregular em rua de Piracicaba
Guarda Municipal/João Silva
Ao perceber a presença das equipes de fiscalização, ele recolheu o material. Em abordagem para orientação, ele ameaçou fuga com o carro, porém, foi interceptado e detido ao tentar avançar com o carro em direção à viatura, também conforme a GCM.
A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial, no Centro. O veículo e o material que se encontrava no interior do automóvel foram apreendidos pela Polícia Civil.
A Guarda ainda informou que suspeito – que estava com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa – passará por exame de corpo de delito e deve responder por crime ambiental e resistência. Além disso, foi aplicada uma multa ambiental no valor de R$ 562,24.
O descarte irregular de lixo ou inservíveis é considerado um crime ambiental e está previsto na Lei de Crimes Ambientais. O crime é inafiançável e a pena prevista é de reclusão de um a cinco anos.
Suspeito é preso após tentar jogar carro contra Guarda Civil em Piracicaba, segundo a corporação
Guarda Civil Municipal de Piracicaba
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu