Esporte

Recuperação do exercício é essencial para evolução de corredores

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/07/2024 por Redação

Educador físico Gustavo Luz explica por que o descanso é tão importante para o desempenho em treinos e corridas Quando um objetivo de tempo não é atingido, muitos corredores logo pensam: Preciso treinar mais. Mas, na verdade, vários deles deveriam pensar: Preciso descansar mais.
Hidratação após exercício físico
iStock
É na fase de recuperação, principalmente no momento do sono profundo, que o corpo se adapta ao esforço e, com isso, evolui. Sem o devido descanso, ele começa a lutar para manter o rendimento e, frequentemente, fica muito mais cansado do que o habitual depois dos treinos. Em casos mais extremos, você perde até a vontade de correr.
+ Recuperação é tão importante quanto o exercício; como fazer
O organismo emite alguns sinais de que você está treinando demais e descansando de menos. Um deles é a frequência cardíaca elevada, geralmente um indicativo de estresse físico ou emocional.
Quando o corpo está esgotado pelo treinamento e/ou tarefas do dia a dia, ocorre a produção de substâncias que podem te deixar mais irritado e ansioso.
Outros sinais de alerta são muitos treinos com baixo rendimento, dores musculares periódicas, infecções nas vias respiratórias (principalmente garganta) e aumento do número de lesões.
+ Corrida de rua para iniciantes: dicas, como participar e riscos
Um sono consistente é essencial para o crescimento e a reconstrução das fibras musculares, e noites de sono ruim em sequência podem ser devastadoras para a performance.
Se você passa por um momento de estresse em alta na vida pessoal ou no trabalho, deve se dar ao luxo de pegar mais leve no treino.
+ Guia: prepare-se em oito semanas para correr 5 km
+ Guia: prepare-se em oito semanas para correr 10 km
Uma boa sugestão em uma fase dessas é diminuir, na média, cada treino em 20% ou 30%. Você também pode fazer o treino inserindo algumas caminhadas regulares, como, por exemplo, alternar 4 minutos de corrida com 1 minuto de caminhada ou 9 minutos de corrida com 1 minuto de caminhada.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu