Esporte

Análise: Grêmio faz tempos muito distintos, peca por início ruim e vai para 10ª rodada no Z-4

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/07/2024 por Redação

Tricolor sequer assustou o São Paulo durante o primeiro tempo. No segundo tempo atuou melhor que o dono da casa, mas não foi suficiente para voltar a vencer Sem o técnico Renato Portaluppi na beira do campo, Grêmio fez dois tempos bem distintos contra o São Paulo na noite desta quarta-feira. Mas a equipe pecou pelo péssimo início. Mesmo com a melhora depois do intervalo, faltou eficiência e qualidade técnica para reagir. Com mais um revés, o time gaúcho vai para a 10ª rodada na zona de rebaixamento. Foi também a 10ª derrota em 15 jogos no Brasileiro.
+ Veja como ajudar as vítimas das enchentes no RS
São Paulo 1 x 0 Grêmio | Melhores momentos | 17ª rodada | Brasileirão 2024
A primeira etapa no Morumbis entra para a lista das piores apresentações do Tricolor na temporada. O time comandado pelo auxiliar Alexandre Mendes não levou ameaça ao gol rival, mal conseguiu passar do meio-campo e poderia ter ido ao vestiário perdendo por mais de um gol.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Ciente de que o São Paulo não aproveitou as oportunidades de liquidar a partida, o Grêmio voltou com uma postura diferente. A equipe teve a posse de bola, levou perigo e fez de Rafael um dos heróis da vitória são-paulina. Foi mais agressiva na marcação e avançou no campo rival.
Leia também
+ Auxiliar aponta 2º tempo de derrota como exemplo
+ Opinião de Maurício Saraiva: A décima derrota
Primeiro tempo para esquecer do Grêmio, diz Queki | Voz da Torcida
Faltou ao Grêmio qualidade técnica e eficiência nas finalizações. Tanto na primeira etapa, para saber sair da pressão do adversário, ocupar o campo de ataque e criar chances. Mas também no segundo tempo, para definir melhor as jogadas e balançar a rede. Soteldo jogou para fora lance dentro da pequena área, por exemplo.
- A partir do momento que toma um gol, tem que tomar atitude para empatar ou virar o jogo. A estratégia era usar as velocidades de Soteldo e Pavon. Faltou encaixe de marcação. Eles tiveram espaço. No segundo tempo subimos a marcação, encaixamos individualmente e o São Paulo não teve chance a não ser em contra-ataque - avaliou o auxiliar de Renato.
Falhas ofensivas que na verdade nem são novidades diante da péssima campanha gremista no Brasileirão. Não à toa, é o dono do pior ataque do campeonato, com apenas 10 gols em 15 jogos.
Carballo, Soteldo e Luciano na derrota do Grêmio para o São Paulo
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
De fato, o Grêmio melhorou o nível de desempenho em relação aos últimos jogos na competição. Só que mais uma vez, foi insuficiente. E isso preocupa muito para uma reação no Z-4. É a terceira derrota seguida no Brasileiro. Nestas, a equipe sofreu seis gols e não marcou nenhum.
O resultado garante a permanência do Tricolor no Z-4, mesmo se ganhar o próximo jogo. Ou seja, serão pelo menos 10 rodadas entre os quatro últimos. Está ali desde a derrota para o Botafogo, no dia 16 de junho, pela 9ª rodada, partida na qual o clube vendeu o mando e jogou em Cariacica, no Espírito Santo.
Alexandre Mendes na derrota do Grêmio para o São Paulo
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Apesar da evolução depois do intervalo, o Tricolor não pode se contentar com esse jogo contra o São Paulo. Para sair do Z-4, é necessário voltar a vencer e apresentar resultados melhores. É necessário encontrar um desempenho mais linear dentro do Brasileirão.
- Torcedor tem que ter como base o segundo tempo. O segundo tempo foi de Grêmio, de posse de bola e imposição. A torcida tem que tomar isso como base. Se a torcida for no Centenário, vai ver o Grêmio do segundo tempo - afirmou Alexandre Mendes.
As próximas duas rodadas no Campeonato Brasileiro serão de briga direta para o time de Renato contra a zona de rebaixamento. No fim de semana, encara o Vitória (16º), no estádio Centenário, e depois encara o Corinthians (17º) fora de casa.
A comissão técnica aguarda as reavaliações e espera contar com os retornos de Jemerson e Edenilson para o próximo compromisso. O clube tenta também regularizar os reforços Miguel Monsalve e Alexander Aravena. O Grêmio retornou para Porto Alegre durante a madrugada e se reapresenta no CT na tarde desta quinta-feira.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu