Esporte

Bloco baixo, dinâmica reativa... entenda qual deve ser o estilo do Coritiba com Jorginho na Série B

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

31/07/2024 por Redação

Conhecido pelo estilo pragmático e eficiente, treinador deixou sua marca com o acesso em 2019 Daniel Piva comenta passagens e volta de Jorginho ao Coritiba
O retorno de Jorginho ao comando técnico do Coritiba para a sequência da Série B do Brasileiro reacende as expectativas da torcida coxa-branca. O treinador, conhecido por seu estilo pragmático e eficiente, já deixou sua marca na história do clube ao conquistar o acesso à Série A, em 2019.
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
A filosofia de jogo de Jorginho é bastante familiar aos torcedores do Coritiba. O técnico costuma adotar um esquema tático com um bloco baixo de marcação, valorizando a organização defensiva e a reatividade.
A saída de bola é geralmente construída pelos defensores, utilizando os laterais, que têm liberdade para avançar e criar oportunidades de ataque. Na frente, um atacante de referência serve como ponto de apoio para a equipe.
Jorginho, treinador do Coritiba
JP Pacheco / Coritiba
Segundo o jornalista do Globo Esporte Paraná, Daniel Piva, essa característica de Jorginho pode ser um ponto positivo para o Coritiba nesta temporada. A solidez defensiva e a organização tática podem garantir resultados importantes, algo que tem faltado para o Coxa na Série B.
— É a terceira passagem de Jorginho pelo Coritiba e também é a terceira vez que ele não realiza uma pré-temporada. É uma ruptura do que pensava o Fábio Matias (treinador demitido em julho) e até mesmo o Guto Ferreira (dispensado em maio). Nenhum deles pensava neste time em um bloco baixo e com saídas em velocidade, especialmente pelos lados do campo e procurando preferencialmente um centroavante.
Rodrigão foi a referência de Jorginho no ataque em 2019
Divulgação/Coritiba
A torcida do Coritiba espera que o retorno à Série A, e Jorginho terá que lidar com a pressão da torcida e entregar resultados positivos, independente do nível de desempenho. A tendência, assim como ocorreu em 2019, é que o Coxa seja um time organizado taticamente e difícil de ser batido. No entanto, para conquistar o acesso, é preciso ser mais efetivo no ataque.
— Será de extrema importância um centroavante de confiança no Coritiba. Em 2019, o acesso passou muito pelo atacante Rodrigão. Hoje, o Coritiba ainda não tem essa peça. O Júnior Brumado (contratado na última semana e que ainda não jogou) é a aposta da vez. Vamos ver se encaixa com o jeito de jogar de Jorginho — completou Piva.
Coritiba comemora acesso em 2019
Albari Rosa/Gazeta do Povo
O atual elenco do Coritiba conta com quatro jogadores que já trabalharam com Jorginho: o lateral Natanael (2020, no Coxa), o meia Figueiredo (2022, no Vasco) e os atacantes Júnior Brumado (2017, no Bahia) e Robson (2019 e 2020, no Verdão).
A estreia de Jorginho é no sábado, às 17h (de Brasília), contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, pela 19ª rodada. O primeiro compromisso do treinador diante dos torcedores do Coritiba acontece no próximo dia 11 de agosto, às 16h (de Brasília), diante da Ponte Preta, no Couto Pereira, pela rodada de abertura do returno. O ge acompanha os jogos em Tempo Real.
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu