Programa com participantes da disputa será exibido ao vivo no dia 3 de outubro. TV Fronteira divulga regras para debate com candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
A TV Fronteira realizou uma reunião, na tarde desta quinta-feira (19), para divulgar as regras do debate com os candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP), que será realizado no dia 3 de outubro. Estiveram presentes, na sede da emissora, os representantes de quatro candidatos que participam da disputa eleitoral.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A mediação do debate ficará por conta da jornalista Ana Paula Campos, que é apresentadora da TV Globo, em São Paulo (SP). O debate terá quatro blocos, sendo dois com perguntas de tema livre e dois com perguntas de tema determinado. As perguntas serão feitas de candidato para candidato.
“A gente está trabalhando para que seja um debate em alto nível, um debate de ideias, porque acho que a população espera isso. Um debate de ideias, um debate civilizado. Acho que é a última oportunidade que os candidatos vão ter para esclarecer os planos de governo”, afirmou Luís Augusto Pires Batista, gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira.
Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado:
30 segundos para fazer a pergunta;
1 minuto e 30 segundos para a resposta;
1 minuto e 15 segundos para réplica; e
1 minuto e 15 segundos para tréplica.
Cada candidato terá 1 minuto para as considerações finais, no quarto bloco, em ordem estabelecida por sorteio ao vivo durante o debate.
Durante o debate, poderão ser sorteados os seguintes temas determinados: assistência social; Cidade da Criança, comissionados; educação; emprego; esporte; ferrovia; habitação; infraestrutura; lixo; corrupção; Parque do Povo; Prudenco; Prudenprev; saúde; segurança; tecnologia; transporte; turismo; zeladoria.
“Essa reunião foi para apresentar para os candidatos e seus representantes as regras do debate. Nós trouxemos eles aqui para entenderem como vai funcionar cada bloco, o tempo de cada bloco para pergunta, para resposta, para réplica, para tréplica. Para que eles estejam treinados para aproveitar bem esse tempo”, afirmou Vivian Padovan, chefe de Redação da TV Fronteira.
Estiveram presentes na sede da emissora, representantes dos candidatos Ed Thomas (MDB), Josué Alves Macedo (PSOL), Nilton José Miranda (PDT) e Paulo Lima (PSB). Durante a reunião ainda foi realizado o sorteio para a ordem de perguntas em cada um dos quatro blocos do debate.
O candidato Milton Carlos de Mello Tupã (Republicanos) não enviou representante. Já o candidato Mauro César Martins de Souza (Novo) não foi convidado devido ao partido não possuir, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional.
“Nós teremos uma transmissão simultânea pelos nossos veículos de internet, os portais g1 Presidente Prudente e Região e CBN Prudente. Isso significa uma alternativa a mais para o público ter contato com esse programa, que nós entendemos ser muito importante nas definições do rumo de Prudente”, afirmou Gelson Netto, coordenador de Webjornalismo da TV Fronteira.
“A CBN vai entrar no ar por volta das nove da noite, vai trazer as informações antes do debate, a chegada dos candidatos, a preparação do estúdio, como vai ser esse confronto de ideias e assuntos de interesse da cidade, planos de governo que os candidatos terão na TV. E, depois do debate, a repercussão dele ouvindo os próprios candidatos”, afirmou Tiago Rodrigues, coordenador de Jornalismo da rádio CBN Prudente.
O debate será transmitido ao vivo pela TV Fronteira, no Portal g1 Prudente e Região, Portal CBN Prudente e nas rádios CBN Prudente, Fronteira e 99 FM, a partir das 22h do dia 3 de outubro.
Opinião das chapas
“É uma oportunidade para o prefeito falar das 140 obras que ele fez neste mandato e não tem porque fugir. Ele trabalhou de forma honesta. É importante porque o eleitor tem que olhar o currículo de cada candidato, ver quem não está condenado. Ver aquele que tem processos, se a pessoa já tem processo, não é uma pessoa para receber o voto”, avaliou Clayton Santos, assessor da campanha do candidato Ed Thomas.
“A eleição é a festa da democracia e o debate e as entrevistas da TV Fronteira são decisivos para que a população possa, de fato, escolher bem aqueles que eles querem ver transformando a cidade de Presidente Prudente. Agora é a hora da população observar os projetos e verificar quem realmente merece ocupar o posto de prefeito”, disse Tiago da Fonseca, assessor da campanha do candidato Josué Alves Macedo.
“É fundamental. Eu tenho certeza que esse debate vai representar a decisão do eleitor em quem votar, porque até o dia das eleições muitos eleitores ainda têm dúvidas em quem votar. Então, é fundamental que todos os candidatos estejam preparados e passem verdades para os eleitores, propostas coerentes”, analisou Márcio Barreto, coordenador da campanha do candidato Nilton José Miranda.
“A gente quer que tenha um debate harmonioso, onde a gente possa mostrar a força de trabalho de cada candidato e o que eles pretendem para Presidente Prudente, como eles podem melhorar a cidade e fazer um novo governo, um choque de gestão. O Paulo vai apresentar o seu plano de governo, mostrar como ele está querendo trazer o choque de gestão”, finalizou Giovana Cunha, assessora de imprensa da campanha do candidato Paulo Lima.
TV Fronteira divulga regras para debate com candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.