Geral

Você viu? Adolescente morto por colega na saída da escola, candidato a vereador preso por homicídio, incêndio criminoso em e

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/09/2024 por Redação

Veja o resumo das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 22 a 28 de setembro. Você viu? Adolescente morto por colega na saída da escola, candidato a vereador preso por homicídio, incêndio criminoso em emissora de TV e outras notícias do g1 MA
Divulgação
Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 22 a 28 de setembro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (22)
No domingo (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade e temperaturas acima do normal para mais de 100 municípios do Maranhão.
O Instituto divide o aviso de baixa umidade relativa do ar em três níveis: amarelo para perigo potencial, quando a umidade varia entre 30% e 20%; laranja para ‘perigo’, quando a umidade varia entre 20% e 12%; e vermelho para grande perigo, quando a umidade fica abaixo de 12%. Para o Maranhão, foram emitidos os avisos na cor laranja e amarelo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
Ainda no domingo, o g1 noticiou que na madrugada de quarta-feira (18), um incêndio criminoso destruiu a Rocha Criativa, uma loja que prestava serviços de gráfica, copiadora e comunicação visual em Carolina, na Região Sul do Maranhão.
Um vídeo (veja abaixo) mostra quando um homem encapuzado se aproxima da loja, na Rua Duque de Caxias, por volta das 02h50. Ele ateia fogo no estabelecimento e foge em uma moto.
Incêndio criminoso destrói loja em Carolina, no Maranhão
Segundo o empresário Eduardo Rocha, dono do estabelecimento, a loja tinha sido inaugurada há apenas um mês e gerou um prejuízo de cerca de R$ 85 mil, pela destruição de vários equipamentos e móveis.
Equipamentos e móveis da loja foram danificados ou consumidos pelo fogo
Eduardo Rocha
Segunda-feira (23)
Na segunda-feira (23), um adolescente de 13 anos, identificado como Kledson Gustavo, foi assassinado com um tiro na cabeça nesta segunda-feira (23), no município de Porto Franco, a 222 km de São Luís(veja o vídeo abaixo).
Adolescente é morto a tiros enquanto voltava da escola em Porto Franco
Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) o crime aconteceu logo após a vítima sair da escola, no fim da manhã de segunda. Imagens de câmeras de segurança gravaram a ação que mostra um grupo de estudantes na rua e o autor dos disparos caminhando atrás da vítima, com uma mochila nas costas.
Kledson morreu no local e outros estudantes da escola testemunharam a ação. O suspeito de atirar, que também é adolescente de 14 anos, foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
A vítima morreu ainda no local do crime
Divulgação
Ainda na segunda, o g1 noticiou que um homem de 44 anos foi preso em flagrante, no domingo (22), pelo crime de estupro de vulnerável, na cidade de Zé Doca, a cerca de 314 km de São Luís. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o crime aconteceu dentro de um supermercado da cidade e teve como vítima uma criança de 9 anos de idade.
As investigações apontam que a vítima estava com o pai no supermercado, quando pediu para ir a uma outra seção do estabelecimento comercial, momento em que foi abordada pelo investigado, que tocou nas partes íntimas dela.
Após o fato, a criança relatou o caso ao seu genitor, que ainda tentou localizar o suspeito, mas ele já havia saído do estabelecimento.
O pai pediu acesso às imagens das câmeras de segurança do supermercado, que registraram o crime. Diante disso, homem acionou uma equipe da Polícia Militar, que conseguiu localizar e prender o suspeito.
Segundo a PC-MA, o homem foi apresentado no plantão policial de Zé Doca, onde foi autuado em flagrante e, em seguida, levado para uma unidade prisional da região.
O g1 noticiou, também na segunda, que um idoso, identificado como Raimundo Nonato da Silva, de 64 anos, morreu atropelado durante uma carreata de campanha política na cidade de Codó, a 302 km de São Luís, no sábado (21).
De acordo com testemunhas, o homem estava na carroceria de um carro pequeno, quando se desequilibrou e caiu no chão. Outro carro que vinha logo atrás passou por cima do idoso, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local, segundo informações da polícia.
E o g1 divulgou, também na segunda, que um candidato a vereador na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão, identificado como Eduardo Lopes de Sousa, de 53 anos, foi preso no último sábado (21), suspeito de homicídio.
Candidato a vereador é preso suspeito de matar o ex-marido de sua companheira no interior do MA
Reprodução/TV Mirante
O candidato, que é conhecido como Amado Edu e disputa as eleições municipais pelo partido Cidadania, estava foragido há 15 dias, após ser apontado como autor do assassinato do lavrador Leandro Silva.
O crime aconteceu no povoado Pedrinhas, na zona rural de São Luís Gonzaga, na região do Médio Mearim, onde Amado Edu e Leandro moravam.
Segundo as investigações, houve uma confusão entre o candidato e o lavrador, porque Leandro era ex-marido da atual companheira de Amado Edu e não se conformava com o fim do relacionamento com ela.
Os homens acabaram brigando e, durante a confusão, Amado Edu pegou uma espingarda calibre 20 e disparou contra Leandro, que morreu no local. O candidato a vereador fugiu logo após o crime.
Minutos depois do assassinato, populares revoltados com o homicídio foram até a casa de Amado Edu e a incendiaram. Nenhum suspeito de cometer o incêndio criminoso foi preso até o momento.
Terça-feira (24)
Na terça-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) apreendeu 160 kg de drogas que estavam escondidas no teto de um ônibus interestadual, vindo do estado do Mato Grosso. A apreensão foi realizada no povoado Entroncamento, em Itapecuru-Mirim, a 116 km de São Luís, e três suspeitos de participar do tráfico de drogas foram presos.
Três homens foram presos durante uma operação policial que apreendeu 160 kg de drogas
Divulgação/ PC-MA
Segundo a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), as investigações apontaram que havia um esquema de transporte de drogas interestadual, que tinha como destino a cidade de São Luís, e que o esquema criminoso utilizava um ônibus de passageiros, que vinha do estado de Mato Grosso.
De posse dessas informações, a Senarc realizou uma operação e conseguiu interceptar o ônibus na cidade de Itapecuru, onde, após uma vistoria no veículo, foi encontrado 160 quilos de drogas, do tipo cocaína, maconha, skunk e crack, que estavam escondidos no teto ônibus.
Ainda na terça, o g1 noticiou que uma aposta do município de Campestre do Maranhão faturou mais de R$ 1 milhão de ao cravar os 20 números sorteados no concurso 2.677 da Lotomania, realizado na segunda-feira (23). Trata-se de uma aposta simples de 50 números feita na Real Lotérica.
Quarta-feira (25)
Na quarta-feira (25), o g1 divulgou que um menino de nove anos morreu atropelado por uma ambulância em alta velocidade na manhã dessa terça-feira (24), na BR-316, zona rural do município de Boa Vista do Gurupi, a cerca de 290 km de São Luís. O condutor fugiu após o atropelamento.
Um menino, de nove anos de idade, morreu atropelado por uma ambulância em alta velocidade na manhã dessa terça-feira (24), na BR-316, zona rural do município de Boa Vista do Gurupi
Reprodução/TV Mirante
Segundo testemunhas, a criança atravessava a pista para pegar um veículo que a aguardava do outro lado para ir à escola quando a ambulância passou, em alta velocidade, e o atingiu. A ambulância que ele dirigia pertence ao município de Cândido Mendes.
Segundo testemunhas, a criança atravessava a pista para pegar um veículo que a aguardava do outro lado para ir à escola quando a ambulância passou, em alta velocidade, e o atingiu
Reprodução/TV Mirante
Após a tragédia, outra ambulância que transportava um paciente pela região fez a remoção do corpo do garoto.
E a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) prendeu em flagrante, na noite de terça-feira (24), um homem de 40 anos suspeito de aliciar e manter relações sexuais com uma adolescente de 12 anos. Ele foi preso no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, cidade da Região Metropolitana de São Luís.
Suspeito de 40 anos foi preso em flagrante em Paço do Lumiar (MA)
Divulgação/Polícia Militar
O suspeito foi preso após uma denúncia feita por familiares da adolescente. Segundo a Polícia Militar, a mãe da menor descobriu que a filha mantinha conversas com ele após monitorar as redes sociais dela.
A mãe, relatou à polícia, que o suspeito dava valores em dinheiro para a adolescente e que já teria ela teria se encontrado com ele algumas vezes. Após a denúncia, policiais iniciaram uma busca ao suspeito.
O carro dele foi interceptado na região do Viva Maiobão, em Paço do Lumiar. Ao ser abordado, o suspeito estava com as calças baixas e com a menor dentro do carro.
Ele foi preso em flagrante e conduzido à Casa da Mulher Brasileira, onde prestou depoimento.
Ainda na quarta, o g1 noticiou que um cabo da Polícia Militar do Maranhão, que também é candidato a vereador, de 39 anos, e uma adolescente, de 13, foram baleados durante uma tentativa de assassinato na cidade de Coroatá, a 248 km de São Luís, na segunda-feira (23). De acordo com a polícia, o caso está sendo tratado como tentativa de duplo homicídio.
O crime aconteceu no bairro Eco Marajá. Segundo testemunhas, dois homens chegaram em uma moto na residência do policial, enquanto ele chegava em casa e estacionava o carro. Os criminosos teriam atirado diversas vezes contra ele, que revidou, iniciando uma troca de tiros na rua.
A adolescente que passava pela rua no momento do tiroteio foi atingida por dois tiros. Ela foi socorrida e levada à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O policial foi levado ao Hospital Macrorregional. O estado de saúde das vítimas ainda é desconhecido.
Quinta-feira (26)
E por volta da meia-noite de quinta-feira (26), criminosos armados invadiram a TV Cidade, em Bacabal , afiliada da Record TV. Eles renderam funcionários e atearam fogo em equipamentos.
Criminosos ateiam fogo na TV Cidade de Bacabal, no Maranhão
Imagens de câmeras de segurança (veja no vídeo acima) mostram o momento em que quatro homens armados arrombam a porta e entram na emissora. Eles vão até a sala de controle e transmissão de TV, molham os equipamentos com combustível e depois ateiam fogo.
Um dos funcionários também foi agredido durante a ação dos criminosos, que fugiram e ainda não foram encontrados. A direção da emissora registrou um Boletim de Ocorrência e a Polícia Civil está investigando o caso.
E a Polícia Civil prendeu, na manhã de quinta-feira (26), o principal suspeito de matar a empregada doméstica Patrícia Almeida Silva, de 34 anos, em novembro de 2023. Ele é o ex-marido da vítima, identificado como Daniel da Costa Silva.
Daniel da Costa Silva foi preso em uma residência, no Pará, e o principal suspeito de matar a empregada doméstica Patrícia Almeida
Mon
Segundo a polícia, Daniel estava morando sozinho em uma casa próximo à cidade de Tucumã, no Pará, e foi localizado após uma denúncia anônima. Ele foi preso quase 10 meses após o crime e teria recebido a ajuda de familiares para se escondido.
Após a prisão, Daniel foi encaminhado à Imperatriz, para cumprir prisão temporária.
Sexta-feira (27)
Na sexta-feira (27), por volta das 5h10, um motorista perdeu o controle do veículo e caiu em uma lagoa na região do Cohafuma, em São Luís. Quatro pessoas ficaram feridas.
Motorista cai em lagoa no Cohafuma, após acidente, em São Luís
Reprodução/TV Mirante
Segundo testemunhas, o motorista dirigia no sentido Vinhais/Cohafuma quando perdeu o controle do veículo, invadiu uma área de vegetação e acabou caindo em uma lagoa. Ele ainda bateu em um poste, antes do veículo cair na água.
Uma quinta pessoa também estava no veículo, mas praticamente não sofreu ferimentos e não foi levada ao hospital.
E na sexta o g1 divulgou que um turista, identificado como Maicon Leonardo de Souza, de 32 anos, morreu afogado na Praia de São Marcos, em São Luís, na quinta-feira (26). A vítima era de Brasília e estava na capital a passeio.
Ainda na sexta, o g1 noticiou que um vereador foi preso como um dos homens que aparecem em um vídeo (veja abaixo) ateando fogo na TV Cidade, em Bacabal, afiliada da Record TV, na última quinta-feira (26).
Vereador Júnior Passos foi preso como suspeito de atear fogo na TV Cidade de Bacabal
Reprodução/TV Mirante
Segundo a polícia, o vereador é Manoel Pastos de Araújo, o Junior Passos, que exerce o mandato no município de Bom Lugar. Ele foi preso ao se apresentar na Delegacia de Bacabal e negou o crime. A Polícia Civil ainda investiga a motivação para o ataque à emissora.
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou ainda que, depois de ser autuado, o vereador foi encaminhado a um hospital porque apresentou problemas de saúde. Após ter alta médica, ele deverá ser encaminhado a um presídio.
O Ministério Público do Maranhão também já se manifestou sobre o caso, considerando a prisão ilegal e pedindo a libertação do vereador.
Sábado (28)
No sábado (28), o g1 divulgou que seis pessoas foram detidas durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), realizada na quinta-feira (26), que investiga a morte do engenheiro agrônomo do Instituto De Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), identificado como Edson Cesar Silva Oliveira, de 70 anos.
O assassinato aconteceu na terça-feira (23), na Praça São José, em Timon. De acordo com a polícia, dentre as pessoas detidas suspeitas de participação na morte de Edson, quatro delas são menores de idade. Duas delas, ambas de 17 anos, são apontadas como suspeitas de terem executado o agrônomo.
De acordo com as investigações da polícia, Edson Cesar Silva Oliveira foi morto dentro de um restaurante. No momento, duas pessoas chegaram em uma motocicleta e iniciaram a abordagem. Uma delas desceu da moto e efetuou os disparos com arma de fogo que acertaram a vítima na região do peito. Edson não resistiu e morreu no local.
No sábado, o g1 transmitiu o debate promovido pela TV Mirante entre candidatos à Prefeitura de Balsas. O debate foi marcado por embates entre Celso e Alan, relacionadas aos grupos políticos a que pertencem, assim como propostas em diversos temas e críticas à educação e à saúde no município, na atual gestão.
Candidatos à Prefeitura de Balsas chegam para o debate da TV Mirante
Yrna Turati
Essa foi a primeira vez que a TV Mirante realizou o debate eleitoral na cidade de Balsas, que contou com a participação de Alan da Marissol (PRD), Celso Henrique (PP) e Prof. Francisco Cunha (NOVO).
Dentre as propostas apresentadas, os participantes falaram ainda sobre infraestrutura, transporte, segurança, juventude, cultura e habitação.
O g1 também noticiou o debate promovido pela TV Mirante entre os candidatos à Prefeitura de Timon. O debate foi marcado por troca de acusações, pedidos de direito de resposta e propostas na áreas de infraestrutura, emprego, renda e combate à corrupção para os próximos quatro anos do município localizado a 450 km de São Luís.
Candidatos à Prefeitura de Timon (MA) participam de debate promovido pela TV Mirante
Eveline Cunha/Grupo Mirante
Participaram os candidatos Dinair Veloso (PDT), Dr. Dilcimar (NOVO), Henrique Júnior (PL) e Rafael (PSB) do debate transmitido ao vivo pela TV Mirante para a Região dos Cocais. O mediador foi o jornalista Giovanni Spinuucci.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu