Na última quinta, dia mais quente do ano, a máxima média foi de 36,7°C na capital. Segundo CGE, outubro deve começar com temperaturas altas e baixa umidade do ar. Pedestre se refresca em quinta-feira (26) de forte calor na região central de São Paulo
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
T
Com temperatura máxima de 36,7°C, a cidade de São Paulo registrou na última quinta-feira (26) o dia mais quente para um mês de setembro em sua história recente, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizadas na capital paulista desde 1961.
Às 15h, os termômetros da estação localizada no Mirante de Santana, na Zona Norte, apontavam máxima média de 36,3°C na cidade — a maior temperatura do ano. Contudo, na medição usual das 21h, feita por um técnico do instituto, foi constatado que o valor registrado havia sido superior ao divulgado anteriormente.
Até então, a temperatura mais alta registrada em São Paulo durante os meses de setembro havia sido de 36,5°C, no último ano.
De acordo com o Inmet, a média histórica das máximas para o mês é de 25,2°C na capital paulista, muito abaixo do obtido na última semana, durante a sétima onda de calor que o país enfrentou.
Previsão do tempo
A Defesa Civil de São Paulo decretou, na manhã desta segunda-feira (30), estado de atenção para altas temperaturas na capital.
Segundo as previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura (CGE), o mês de outubro deve começar com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade, atingindo valores menores que 30% e prejudicando a qualidade do ar.
Também estão previstos dias com grande amplitude térmica, ou seja, com muita diferença entre as menores e maiores temperaturas de um mesmo dia.
Terça-feira (1º)
Temperatura: mínima de 19ºC / máxima de 35°C
Umidade do ar pode chegar a 20%
Quarta-feira (2)
Temperatura: mínima de 20°C / máxima de 36°C
Umidade do ar pode chegar a 20%