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Autoridade Portuária firma contrato de R$ 3,66 milhões para projeto da perimetral em Guarujá

G1 - com informações do G1

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Com informações do G1

04/10/2024 por Redação

Plano inclui a construção de sete quilômetros de vias e dois quilômetros de novos viadutos. Autoridade Portuária firma contrato de R$ 3,66 milhões para projeto da perimetral da margem esquerda do Porto de Santos
Sérgio Furtado/Imagens Aéreas/Divulgação APS
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto básico das obras do Sistema Viário Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá (SP), com um investimento de R$ 3,66 milhões, a ser custeado pela própria APS.
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O trabalho ficará a cargo do Consórcio ECR/Consenge - Perimetral, que desenvolverá o projeto conceitual da Avenida Perimetral da Margem Esquerda. O plano inclui a construção de sete quilômetros de vias e dois quilômetros de novos viadutos.
A conclusão do projeto está prevista para ocorrer em 16 meses após a emissão da ordem de serviço. A informação foi divulgada na terça-feira (1º) no Diário Oficial da União.
Viaduto de transposição à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que interligará os terminais portuários à SP-55, sentido São Paulo, eliminando o tráfego pesado das vias urbanas de Vicente de Carvalho,
Viaduto na Avenida Santos Dumont, sobrepondo-se à Avenida Perimetral,
Viaduto de acesso ao bairro Conceiçãozinha
ESegundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a obra está incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O investimento total de todas as etapas do projeto deve chegar a R$ 500 milhões, mas ainda não se sabe de onde os recursos virão.
O projeto
O plano para a APME é dividir o tráfego de veículos pesados e o trânsito urbano. No momento, os veículos rodoviários com destino aos terminais de Guarujá tem como opção a Rua Idalino Piñez, conhecida como Rua do Adubo, onde, a partir da trecho, acessam a Avenida Perimetral e seu viaduto na Praça Yara Santini.
Com as obras, os motoristas poderão acessar os terminais diretamente da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Assim, o tráfego de veículos pesados será feito pela APME enquanto a Avenida Santos Dumont ficará destinada para o trânsito da cidade.
A APS prevê a adequação das Avenidas Santos Dumont e Perimetral, novas calçadas e ciclovias, implantação de dispositivos de conexão viária e regularização hidráulica, elétrica e sinalização rodoviária.
Pomini frisou a importância da APME. “A execução da obra é vital para as conexões com os terminais, o túnel Santos-Guarujá, e terá papel decisivo para a expansão do Porto na margem esquerda”.
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