Geral

Eleições 2024: mais de 450 mil eleitores vão às urnas neste domingo em Bauru e Marília

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

06/10/2024 por Redação

Votação ocorre das 8h às 17h e deve definir os próximos cargos de prefeitos e vereadores em todo o país.
Érico Andrade/g1
Mais de 450 mil eleitores vão às urnas neste domingo (6) em Bauru e Marília. A votação ocorre das 8h às 17h e deve definir os próximos prefeitos e vereadores em todo o país.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Equipes da Polícia Militar também estarão com 100% do efetivo em ação para garantir a segurança dos eleitores e dos locais de votação em todo o estado de São Paulo.
Bauru (SP) é o maior colégio eleitoral da região, com 282.186 eleitores aptos a votar. Na cidade, são 1.645 urnas e 182 locais de votação. O transporte das urnas começou a ser feito na sexta-feira (4).
Em Marília (SP), 172.843 eleitores estão aptos a votar. São duas zonas eleitorais, 77 locais de votação e 612 seções eleitorais disponíveis no município. Para o domingo (6), foram convocados 2.445 mesários. O transporte das urnas que serão usadas começou a ser feito na sexta-feira (4).
Urnas são testadas e lacradas novamente após a conferência em Bauru
Andressa Lara/ TV TEM
🗳️ Perfil dos eleitores
Bauru (SP)
Em Bauru, as mulheres correspondem a 53,7% do eleitorado (151.398), enquanto 46,2% são do gênero masculino (130.348).
👶🏻 O maior número de eleitores aptos a votar em Bauru se concentra dos 40 a 49 anos, enquanto o menor índice é dos adolescentes na faixa dos 16 anos, com voto facultativo.
🎓 Em relação ao grau de escolaridade do eleitorado de Bauru, a maioria tem ensino médio (E.M), sendo 88.636 eleitores, e na sequência vem os eleitores com ensino fundamental (E.F) incompleto, com 51.794 eleitores aptos.
Quanto ao estado civil do eleitorado, 54% é solteiro, 37% é casado e 6% é divorciado. Na categoria de identidade de gênero, 94% se identificam como cisgênero, 5% preferem não informar e 0,4% se identificam como transgênero.
Marília (SP)
Em Marília, as mulheres correspondem a 53% do eleitorado (93.002), enquanto 46,2% são do gênero masculino (79.841).
👶🏻 O maior número de eleitores aptos a votar em Marília se concentra dos 40 a 49 anos, enquanto o menor índice é dos adolescentes na faixa dos 16 a 17 anos, com voto facultativo.
🎓 Em relação ao grau de escolaridade do eleitorado, a maior categoria é de pessoas com ensino médio (E.M) completo, com 64.617 eleitores, na sequência ensino superior completo, com 36.466 pessoas e ensino fundamental (E.F) incompleto, com 26.824 eleitores aptos.
🗳️ Qual documento preciso levar para votar?
Para votar é preciso apresentar o título ou um documento com foto.
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não esteja com o título em mãos, é possível votar com um documento que tenha foto.
Caso o eleitor precise consultar número do título, é necessário consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos na hora do voto:
carteira de identidade,
passaporte,
carteira de categoria profissional reconhecida por lei,
certificado de reservista,
carteira de trabalho,
Documento Nacional de Identidade (DNI);
carteira nacional de habilitação.
Aplicativo e-título
Bruna Bonfim/g1
🚌Transporte gratuito
Os eleitores terão gratuidade no transporte coletivo neste domingo (6) em Bauru (SP) e Marília (SP), com a suspensão da cobrança da tarifa pública aos usuários do transporte coletivo.
A medida é para que os eleitores se desloquem de suas residências até as suas respectivas zonas eleitorais para a votação. A suspensão, em Bauru (SP), também valerá para o dia 27 de outubro, em caso de segundo turno. Em Marília (SP), o transporte gratuito valerá das 8h às 17h.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu