Geral

Outubro é o mês do Médico

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/10/2024 por Redação

A Universidade São Judas faz uma homenagem aos seus médicos em formação, que enfrentam desafios diários de cuidar das pessoas. Alunos da Universidade São Judas durante uma das aulas do curso de Medicina na unidade de Cubatão
Divulgação
“A Medicina é a arte do amar. Você tem que ter empatia com seu paciente, tem que entender, tem que saber sofrer a dor dele”. Palavra da estudante da Universidade São Judas , Bárbara Ávila, médica, formada pela primeira turma em 23 de outubro de 2024, e já sabe tanto sobre a profissão. Outubro é o mês do Médico e a gente pensa em como homenagear esse profissional que se dedica à saúde, ao bem-estar e enfrenta desafios diários para oferecer conforto e esperança a seus pacientes.
Cada consulta, cada diagnóstico, cada tratamento é um testemunho do compromisso médico. O olhar atento, a escuta acolhedora e o apoio nos momentos de fragilidade fazem toda a diferença na jornada de recuperação de uma pessoa.
Consciente da resiliência, da capacidade de adaptação destes profissionais, muitas vezes em condições extremas e de pouca infraestrutura para atuar, a São Judas faz uma homenagem aos médicos de todo o Brasil., em especial a seus estudantes e professores.
A instituição de ensino, que forma a sua primeira turma de médicos em outubro, prima por um ensino de qualidade, acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais, seja em seu campus, ou em ações humanitárias, como a Missão África e Missão Amazônia. O curso de Medicina da São Judas integra a Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país.
Na São Judas, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula, em atendimento nos melhores hospitais da Baixada Santista, além de aulas em uma infraestrutura de ponta, e Centro Integrado de Saúde, com atendimento à população. Os médicos em formação ainda contam com aulas em um centro de simulação realística de ponta, onde é possível simular as mais variadas situações, além de um laboratório morfofuncional equipado com tudo o que precisam para aprender com qualidade, o que garantiu a nota máxima do curso na Avaliação do MEC.
A tecnologia aliada à educação na USJT
Divulgação
A matriz curricular é integrada às metodologias ativas e estimula a aprendizagem em grupos pequenos. “Isso aumenta muito a interação entre professores e alunos. As evidências educacionais apontam que essa interação é o principal elemento para a formação e educação médica de qualidade”, observa Marcos Calvo, coordenador do curso.
O curso de Medicina da São Judas Cubatão ganhou conceito máximo no MEC, resultado de um esforço coletivo dos docentes e de toda a equipe de apoio que têm como missão formar profissionais qualificados e humanizados.
A Diretora da São Judas na Baixada Santista, Jaqueline Camisa, comemora: “Esse é o resultado do trabalho de anos de muita gente comprometida e envolvida com o projeto. Além disso, o curso começa a demonstrar retorno social nas atividades de extensão e dos projetos que os alunos desenvolvem junto aos docentes nas comunidades. Esse é o valor que o curso de Medicina tem para a cidade de Cubatão”.
Além de atenderem a população local de Cubatão, como fazem no Centro Integrado de Saúde (CIS) com apoio de médicos preceptores, os estudantes da São Judas participaram de um projeto de mapeamento das principais enfermidades e situação de vida dos ribeirinhos do Rio Tapajós, no Pará. Por duas vezes, eles fizeram parte da expedição Missão Amazônica junto a universitários de outras instituições do país.
Aliás, esse contato mais próximo ao paciente e o atendimento humanizado são valorizados pela São Judas. Tanto que o objetivo do projeto pedagógico do curso de Medicina em Cubatão é reunir práticas médicas importantes do passado, quando se via o paciente como um todo, à tecnologia do presente.
Sala de observação no hospital simulado. Estudantes podem acompanhar os procedimentos realizados por professores e colegas.
Divulgação
“A nossa intenção é, além de formar o médico de qualidade, dar o apoio e o suporte necessário para que esse profissional, ao longo da sua trajetória de vida, realize a sua missão de cuidar da saúde global do paciente”, finaliza Camisa.
Novas Instalações
Para atender ainda melhor aos estudantes que ingressam no curso, a São Judas inaugurará um novo prédio, junto ao complexo hospitalar de Cubatão. O campus contará com mais de 4.000m², e laboratórios equipados com o que há de mais moderno no ensino da Medicina. A inauguração está prevista para 2025, e trará ainda mais laboratórios e equipamentos de ponta para os estudantes. Confira algumas fotos do projeto:
Galerias Relacionadas
A São Judas parabeniza todos os médicos e médicas da região!

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu