Geral

Receita de família: aprenda os segredos do escaldado cuiabano

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

02/06/2023 por Redação

A receita pode ser acompanhada de pão fatiado com manteiga levado ao forno ou torradas. Escaldado cuiabano, tradicional prato na capital
Cleto Kipper
O prato do Receita de Família desta sexta-feira (2) é um delicioso escaldado cuiabano, preparado pelo telespectador do MT1, Fernando Quaresma, e a esposa. O casal mora Bairro Quilombo, em Cuiabá.
Fernando é natural de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e sempre viajava para Cuiabá para comercializar carros, até que, em um determinado momento, um tio apresentou um corretor de imóveis que ofereceu um restaurante na cidade. O negócio deu tão certo que o restaurante vai completar 50 anos em 2024 e é um dos mais antigos da capital.
O escaldo cuiabano é um grande símbolo da gastronomia cuiabana. É um raríssimo caso em que ao invés de um restaurante incorporar um prato da região, incluiu o prato na cultura local. O grande segredo está na farinha de mandioca de Jangada que faz toda a diferença.
Fernando Quaresma é o responsável pelo preparo do prato
Cleto Kipper
A origem do escaldado em Cuiabá:
O antigo dono do restaurante, Geraldo Barbosa, frequentava um outro comércio na região do Bairro Ribeirão do Lipa. Madalena Luz, “Dona Mada”, cozinhava e servia o escaldado goiano, que em Goiás é feito com farinha de milho. Geraldo queria oferecer o prato no próprio negócio e disse que pediu a receita para Dona Mada, já ela tem outra versão e conta que um garçom levou a receita para ele.
Para ninguém ficar triste, dona Mada é considerada a mãe do escaldado, Geraldo Barbosa o padrinho e os profissionais do restaurante os difusores.
A receita pode ser acompanhada de pão fatiado com manteiga levado ao forno ou torradas.
Receita pode ser acompanhada de pão fatiado
Fernando Quaresma
INGREDIENTES
1 Frango ou galinha caipira inteira
30 Ovos
500g Farinha de mandioca da baixada cuiabana, de preferencia da Jangada
300g Massa de tomate Tomate,
03 Tomates picados
100ml Molho ao sugo caseiro (opcional)
02 Cebolas picadas
01 Alho picado
01 Pimentão picado
01 Maço de cebolinha picada
Sal o necessário.
Uma panela grande (5 litros), uma escumadeira para mexer e uma concha
MODO DE PREPARO
Cozinhar e desfiar o frango, reservando o caldo do cozimento. Em uma panela, dourar a cebola e o alho, acrescentar o pimentão e o tomate e refogar.
Acrescentar o frango desfiado até formar um molho. Depois, a massa de tomate (e o molho ao sugo opcional) formando um caldo grosso. Acrescentar o caldo do frango.
FINALIZAÇÃO
Após ferver, acrescentar a farinha de mandioca bem devagar, mexendo bem o caldo para não empelotar. Deixe ferver até engrossar. Quando o caldo der o ponto acrescentar de uma vez os 30 ovos, e sem mexer, aguardar alguns minutos em fogo muito baixo para que os ovos endureçam. Bom apetite.
A porção serve 15 pessoas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu