Geral

Capitania dos Portos de Santarém lança aplicativo para reforçar a segurança de passageiros

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

13/09/2023 por Redação

Para funcionar, o aplicativo precisa de sinal de internet. O aplicativo foi desenvolvido para ajudar na segurança das embarcações
Gleilson Nascimento
A Marinha do Brasil por meio da Capitania Fluvial de Santarém, oeste do Pará, apresentou na tarde desta quarta-feira (13), um aplicativo que promete ajudar na segurança de comandantes e passageiros de pequenas e grandes embarcações. Com nova ferramenta, chamada Navseg, será possível saber a localização exata da embarcação em todo território nacional.
O Capitão de Fragata Oziel Marçal de Aguiar, informou que qualquer pessoa pode usar o aplicativo, desde que a embarcação tenha registro na Capitania dos Portos. O aplicativo foi desenvolvido após a necessidade de se ter uma ferramenta que pudesse fazer o acompanhamento em tempo real durante a navegação das embarcações e auxiliar nas buscas, em um eventual acidente.
“Isso é fruto de uma demanda da sociedade quando essa questão de um acompanhamento do percurso da navegação e de uma ferramenta que fosse possível auxiliar na segurança da navegação, trazendo maior prontidão da autoridade marítima, marinha no atendimento a um sinistro”, informou o capitão.
Para ter o aplicativo no celular, o usuário só precisa baixar Navseg na loja da playstory, e cadastrar o número de inscrição da embarcação. O usuário do aplicativo, terá que informar o ponto de partida e o destino final. Automaticamente o Navseg calcula o km e também o tempo da viagem.
“Ao baixar o aplicativo, o usuário terá acesso por meio de uma conta no Gov.br. A interface entre usuário é muito simples e em pouco tempo ele tem a viagem pronta. Feito isso ele envia às autoridade marítima responsável pela sua jurisdição”, completou o capitão.
O Capitão de Fragata Oziel Marçal de Aguiar
Gleilson Nascimento/g1
Caso ocorro algum imprevisto, ou a embarcação fique sem comunicação por 3h, um sinal de alerta e enviado pelo aplicativo as autoridades, segundo o capitão.
O aplicativo tem alguns níveis de alerta que vai ser apresentado ao operador. Então a partir do momento que a comunicação não chega na marinha ou na Capitania já acende o alerta amarelo e operador já ficar atento aquela embarcação. Após 3h, aquela embarcação ainda não concluiu a viagem e não deu ok dizendo que chegou em segurança, ai partimos para o alerta de risco. Depois a gente tem todo um procedimento para iniciar as buscas para ver se todos na embarcação estão seguro, explicou.
Segundo com o Capitão de Fragata Oziel Marçal de Aguiar, com a nova tecnologia, espera-se que aproximadamente 1800 donos de embarcações procurem a capitania para regularizar a embarcação.
A gente pretende contar com a colaboração de 1500 a 1800 pessoas, para que elas façam adesão efetivamente a esse aplicativo e facilitem o nosso apoio em uma situação de emergência, finalizou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu