Geral

De lojas de construção a fábricas têxteis: veja áreas onde região gerou mais empregos em agosto

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

02/10/2023 por Redação

Região abriu 1.819 empregos com carteira assinada durante o mês. Serviços de educação, apoio administrativo e prestados a empresas também se destacaram. Indústria da transformação lidera criação de empregos na região de Piracicaba
Arquivo-Fiems
Áreas de serviços prestados a empresas, fabricação de produtos têxteis, serviços de educação e lojas de materiais de construção foram os setores que mais geraram emprego na região de Piracicaba (SP) em agosto. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A região abriu 1.819 empregos com carteira assinada durante o mês, conforme atualização divulgada nesta segunda-feira (2). O número é a diferença entre as 17.524 contratações e 15.705 demissões realizadas no período.
Confira abaixo os setores que mais geraram emprego no último mês:
Serviços prestados a empresas - 479
Fabricação de produtos têxteis - 332
Serviços de educação - 290
Comércio varejista de material de construção - 113
Serviços especializados de apoio administrativo - 119
Serviços de arquitetura e engenharia - 99
Fabricação de produtos alimentícios - 85
Transporte rodoviário de carga - 72
Serviços especializados para construção - 63
No entanto, o saldo de julho é 31,9% menor do que no mesmo período do ano passado, quando 2.673 vagas foram criadas. Assim, segue a tendência nacional, já que o país teve 220,8 mil empregos formais abertos em agosto, queda de 23% em relação ao mesmo mês de 2022.
Quando analisados segmentos específicos, o que mais se destacou foi o de serviço, com 1.120 postos criados. Na sequência, aparece a indústria, com 318 vagas abertas, seguida por comércio (268).
Em perguntas e respostas, abaixo, entenda de maneira detalhada como foi a dinâmica de geração de empregos na região no mês passado.
Quais segmentos do setor de serviço mais se destacaram? 📋
Segundo os dados do Caged, as áreas com maior saldo positivo foram as de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com 676 postos criados.
Qual setor puxou a alta na indústria? 🏭
A protagonista foi a indústria de transformação, com 310 vagas abertas, com destaque para a área têxtil (332), produtos alimentícios (85) e fabricação e máquinas equipamentos (60).
Quais cidades mais se destacaram? ⬆️
A metrópole Piracicaba se destacou com saldo positivo de 866 vagas. A alta foi puxada principalmente pela indústria de transformação (270 postos) e serviços de escritório e apoio administrativo (166).
Na sequência, aparecem Santa Bárbara dOeste, com 440 postos abertos, e Limeira, segunda cidade mais populosa da região, que teve 341 vagas criadas no período.
Quais cidades tiveram saldo negativo? ⬇️
A cidade com mais vagas fechadas foi Cordeirópolis, que ficou com 51 postos a menos. Na contramão da região, a cidade viu o resultado ser influenciado, principalmente, por um saldo negativo de 29 vagas no comércio atacadista especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, e de 27 vagas na área de serviços de armazenamento, carga e descarga.
Na sequência, aparecem as cidades de Rio das Pedras (-21), Rafard (-14) e Ipeúna (-13).
Saldos de emprego na região de Piracicaba em agosto
Quem foi mais contratado no período? 🔍
Conforme dados da Prefeitura de Piracicaba, na metrópole, do saldo positivo de 866 vagas criadas com carteira assinada em agosto, 436 foram de contratações de homens e 430 de mulheres.
A faixa etária mais beneficiada com as contratações de agosto foi entre 18 e 24 anos, com 616 contratações, seguida dos que possuem idade entre 30 e 39 anos, com 138 contratações e dos que possuem idade acima de 17 anos com 109 postos de trabalho.
Quando comparados por grau de instrução, os trabalhadores com ensino médio completo foram os mais beneficiados, com 521 contratações, seguidos dos que possuem ensino superior completo com 174 contratações, e dos que possuem ensino médio incompleto com 170 contratações.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu