Geral

MP denuncia filhos e nora por abandono de idoso em calçada no RS

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/10/2023 por Redação

Caso aconteceu em agosto, em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi registrado por imagens de câmeras de segurança. VÍDEO: idoso é deixado por filho em calçada no RS
Os dois filhos e a nora de um idoso de 76 anos que foi abandonado por um deles na calçada da casa do outro em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram denunciados pelo Ministério Público (MP) nesta quarta-feira (11).
Irmãos discutiram sobre quem cuidaria do pai
Idoso foi encaminhado a asilo
O caso aconteceu em agosto e foi flagrado por câmeras de segurança. Assista acima. Os nomes dos três denunciados não foram divulgados. O idoso foi encaminhado a um asilo pela prefeitura.
Os três respondem por abandono e exposição de pessoa idosa com perigo a sua integridade, infrações previstas no Estatuto do Idoso. Na denúncia encaminhada ao Judiciário, a promotora Cláudia Pegoraro pede a responsabilização criminal e o pagamento de multa para reparação moral contra o idoso.
A denúncia foi encaminhada à Justiça da cidade. Caso seja aceita, os três viram réus e passam a responderam judicialmente pelas infrações.
Câmeras registraram momento que homem deixa idoso em calçada de casa
Reprodução/Câmeras de segurança
Jogo de empurra-empurra
O delegado responsável pela investigação, André Roese, afirmou que o episódio foi causado pela discordância entre os irmãos sobre quem tomaria conta do pai.
A investigação revelou um jogo de empurra-empurra entre os filhos e uma nora quanto às responsabilidades no cuidado do idoso. Nenhum deles confiava que o outro cumpriria sua parte nos custos que excediam o valor do benefício previdenciário do idoso, explicou o delegado.
Segundo Roese, cerca de um mês antes do caso, o idoso havia sido abandonado no hospital do município. Um dos filhos teria viajado com a família enquanto o pai estava internado na tentativa de forçar o outro irmão a assumir seus cuidados. O delegado acrescenta que durante a investigação o idoso permaneceu fora de casa em condições vexatórias.
Casos como esses devem ser punidos rigorosamente, pois, embora os conflitos possam explicar, não justificam as condições vexatórias impostas a um idoso, especialmente quando os próprios relatos dos filhos indicam que ele sempre foi um bom pai, pontuou.
O caso
Nas imagens, é possível ver que o motorista estaciona o carro em frente a uma casa. Em seguida, ele abre o porta-malas do veículo, retira uma cadeira de praia e coloca na frente da casa.
Depois, abre a porta do carona e carrega o idoso de 75 anos. Ele leva o pai para a cadeira e o deixa sentado na entrada da residência, onde morar o irmão.
No final, o motorista bate palmas para atrair a atenção de quem está no interior da casa, entra no carro e vai embora.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu