Esporte

Análise: Com futebol letárgico, Fortaleza chega ao 6° jogo sem vencer, e atuações preocupam

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

13/11/2023 por Redação

Leão perdeu para o Cuiabá neste domingo pela Série A por 2 a 1 Não há torcedor tricolor que tenha imaginado, em qualquer momento deste 2023, que o Fortaleza engataria seis jogos sem vencer na Série A. O revés para o Cuiabá neste domingo, por 2 a 1, fora de casa, foi mais um duro golpe na confiança de um elenco outrora tão bem treinado por Juan Pablo Vojvoda, dono de um futebol tão vistoso e convincente. O que se vê hoje é um futebol letárgico, errático e inoperante.
Cuiabá 2 x 1 Fortaleza - Melhores Momentos - 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2023
Aos poucos, o Leão desce na tabela de classificação. Se a briga antes era por Libertadores, hoje é por Sul-Americana. E é necessário cuidado. Com 43 pontos, em 12°, o Tricolor vê os rivais se aproximando perigosamente. O Vasco, 15°, venceu e chegou aos 40 pontos.
Primeiro tempo
O Fortaleza precisava da vitória. Tanto que deu o recado logo. Pelo menos foi o que deu a entender. Com menos de um minuto, Pochettino já assustou o goleiro Walter. O problema foi que, mais uma vez, uma falha da defesa tricolor custou um gol adversário. Quando Deyverson subiu após o cruzamento logo aos cinco minutos, o atacante subiu sozinho. Sem dificuldades para cabecear, abriu o placar cedo na Arena Castelão. E todos sabem da dificuldade do Leão em 2023 para virar um jogo.
O Cuiabá tinha espaço em campo. A ideia do Laion era de tirar esse espaço do rival. E até era uma ideia boa, mas a execução acabava por ser lenta, o que facilitava a vida do Dourado. Inoperante no ataque, o Laion buscava lançar a bola na área o tempo inteiro, mas sem capricho. Nem Lucero, nem Marinho conseguiam receber a bola em qualidade para o arremate. No fim das contas, a finalização de Pochettino, no primeiro minuto de bola rolando, foi a única do primeiro tempo para o Laion. Um desempenho ruim na Arena Pantanal.
Fortaleza, Cuiabá, Marinho
Matheus Amorim / Fortaleza EC
Segundo tempo
Logo no início da etapa complementar, Vojvoda fez mudanças. Sacou Marinho, Pedro Augusto e Guilherme para colocar Pikachu, Calebe e Machuca. A ideia de renovar o fôlego no meio e nas pontas fazia sentido. Mas faltou combinar com o tenaz Cuiabá, que se manteve fechado, conduzindo o jogo para o resultado que lhe interessava.
E conduziu. João Ricardo saiu atrasado no fim do jogo e acabou cedendo pênalti para o Cuiabá, convertido por Pitta. O gol de Pikachu, nos acréscimos, certamente não convenceu o torcedor tricolor de que pelo menos um empate poderia vir. E não veio. Mais uma derrota, sexto jogo sem vencer e a preocupação só aumenta.
E agora?
Da briga por uma vaga na Libertadores em 2024, hoje o Fortaleza se credencia à disputa por uma nova vaga na Sul-Americana. As posições na tabela de classificação vão caindo e o Laion já vê com perigo os adversários chegando pelo retrovisor.
+ Veja a tabela da Série A
Em 12°, com 43 pontos, já vê o Vasco, 15° com 40, fora da zona de rebaixamento e de olho numa vaga na Sul-Americana (classifica até o 14°). O Cruzeiro, 17° com 37 pontos, será o próximo adversário do time cearense, que precisa, com toda a urgência, resgatar o bom futebol se não quiser sofrer mais sustos ainda na reta final da temporada.
Agenda
O Fortaleza agora volta a campo somente no sábado (18) contra o Cruzeiro. A partida é válida pela rodada 30, atrasada na competição. O jogo será na Arena Castelão às 18h30.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu