Geral

Como lavar a cama do cachorro e do gato

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/07/2024 por Redação

Frequência da limpeza é importante para o bem-estar do animal, mas máquina de lavar pode diminuir a vida útil do produto. Como lavar a cama do cachorro e do gato
nikitabuida/Freepik
Assim como a gente, nossos bichinhos de estimação também se incomodam com a sujeira e gostam de se deitar em lugares limpos.
Por isso, é importante lavar a caminha deles com frequência, até porque é bem possível que seu cachorro esteja indo se deitar logo depois de chegar da rua ou do quintal, trazendo terra e sujeira junto.
E, se a cama está com odor desagradável ou até manchas de urina, não vai ser só uma escovinha que vai resolver o problema.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
O Guia de Compras traz dicas de quando e como lavar a cama do seu animal de estimação, inclusive respondendo se é mais adequado fazer a lavagem a mão ou na máquina. Leia abaixo.
Outros guias:
PETS: 17 produtos para transportar seu bicho de estimação com praticidade
GATOS: acessórios que facilitam a vida dos donos
TODOS OS GUIAS
De quando em quando lavar
A frequência de limpeza da caminha vai depender de quanto tempo seu animal passa fora de casa ou em lugares em que naturalmente ele vai acumular mais sujeira nas patas e no pelo.
“O ideal é que a cama do seu animal de estimação seja lavada semanalmente ou a cada quinze dias”, diz, em nota, a fabricante de produtos de limpeza Ypê. “Se seu cachorrinho não costuma sair muito de casa e não solta muito pelo, você pode espaçar mais essa limpeza, fazendo a cada vinte dias, por exemplo”.
Mas, para os bichinhos que sofrem de alergia, não dá para esperar tanto. A cama é o lugar que mais acumula ácaros e poeira doméstica, afirma Bruna Nishimoto, médica veterinária especializada em dermatologia e alergologia. Para animais alérgicos, é preciso lavar a cama uma vez por semana, ressalta.
Na mão ou na máquina?
É muito mais prático lavar a cama na máquina, mas essa prática também pode diminuir a durabilidade do material mais rapidamente.
“As camas são feitas com fibras ou espumas. Ambas, quando mergulhadas na água e batidas com frequência, deformam o interior”, conta Jessica Dal Pont, proprietária da Luppet, fabricante de camas pet. “As fibras, principalmente, vão perdendo o volume e ficando cada vez mais murchas”, completa.
A recomendação de Dal Pont é sempre lavar a mão, para que o produto possa durar mais tempo. “Uma cama comum e bem cuidada pode durar mais de 1 ano. Se lavada na máquina, deve durar pelo menos a metade disso, caso não se rasgue antes durante a lavagem”, diz a proprietária.
Produtos proibidos
O risco de alergia existe para todos os animais, e não só para os que já sofrem com isso. Portanto, é muito importante tomar cuidado com o tipo de produto químico que você coloca em contato com a cama do pet. Até o amaciante pode ser um problema.
Quando a gente pensa em pacientes alérgicos, até o cheiro pode causar irritação, alerta Bruna Nishimoto. Não pode amaciante, água sanitária e desinfetante. Nada que for muito abrasivo ou tiver cheiro forte, explica a veterinária.
Indicamos usar detergentes e sabões líquidos, preferivelmente os neutros, e não utilizar produtos cáusticos ou sabões em pó, completa Alexandre Pasternak, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.
O problema maior é que as pessoas tendem a não olhar os rótulos e não seguir as instruções de diluição, fazem de olho. E isso pode causar problemas, como a irritação, afirma Nishimoto.
Passo a passo da lavagem
O primeiro passo é verificar se a caminha vem com partes removíveis, como uma capa protetora ou travesseiro interno. Segundo a loja Petlove, esses produtos costumam vir com etiquetas que indicam se podem ser levados à máquina ou não.
Em seguida, passe o aspirador de pó em todas as peças para retirar o excesso de pelos e sujeiras. Aliás, é bom fazer essa etapa entre as lavagens para evitar grandes acúmulos de sujeira. “Seu cachorro pode até não ser muito amigo do aspirador de pó, mas esse aparelho é seu maior aliado”, diz a Ypê.
Se for lavar a mão:
“Deixe a capa da cama do cachorro de molho em um recipiente com água morna e sabão neutro dissolvido por dez a vinte minutos. Em seguida, coloque a cama em água corrente no tanque”, ensina a Ypê.
Use uma bucha ou escova para esfregar a cama e, no final, enxágue muito bem para que não sobre nada do produto químico, já que os resquícios podem trazer riscos de alergia para os bichinhos.
“O melhor é usar sabão ou detergente neutro. É bom evitar qualquer produto de limpeza que não seja específico para pet, como água sanitária, cloro ou desinfetantes”, diz Dal Pont. “Mas o ideal mesmo é sempre conversar com o veterinário a respeito do uso e verificar se o pet tem alguma alergia”, alerta.
Para secar, os especialistas recomendam deixar a cama em local arejado e na sombra, sem contato direto com a luz do sol.
Se for lavar na máquina:
Antes de qualquer coisa, leia as instruções na etiqueta de lavagem, para ter certeza de que a cama pode ir na máquina de lavar.
“Se a resposta for sim, você só precisa colocar as peças separadas dentro da máquina junto com o sabão líquido”, diz a Ypê. “Quanto mais alta a temperatura da água recomendada na etiqueta, melhor”, completa.
Para animais alérgicos, indicamos usar sabonete alergênico para limpeza de roupas de bebês. Aquele feito para humanos mesmo, recomenda Bruna Nishimoto.
E somente lave os produtos do pet junto: roupinhas, caminha, cobertores. Não lave com pano de chão, porque pode ter resíduos de produto de limpeza, conclui a veterinária.
A forma de secagem é a mesma que na lavagem a mão.
Abaixo, veja modelos de camas, tocas e mantas para cachorros e gatos com preços de R$ 27 a R$ 350, consultados no começo de julho nas principais lojas on-line.
Cama macia Zaya Fábrica Pet tamanho M
Cama Eco Pet Dreams Vermelha G
Cama New Canadá Flicks tamanho P
Toca para gato Flicks tamanho P
Manta soft para cães e gatos em sherpa CamaPet
Caminha pet BF Colchões
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu