Assunto será tratado em roda de conversa. A ideia é fortalecer a observação de aves na região. No Brasil, a observação de pássaros é a uma atividade recente
Iago Bueno
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o projeto Bora Passarinhar, realiza a 1ª Roda de Conversa para a criação do Clube de Observadores de Aves (COA) do Baixo Tapajós. O encontro está marcado para o dia 13 de julho, a partir das 9h, no Hall do BMT II, na Unidade Tapajós, bairro Salé, em Santarém.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Todas as pessoas que curtem aves e tenham interesse em participar da iniciativa, são convidadas pelos organizadores do COA para participar do bate-papo, sem necessidade de inscrição prévia.
Durante a reunião, os organizadores vão falar um pouco sobre as aves da região e seu potencial de observação, além de apresentar detalhes da criação do Clube de Observação de Aves.
Segundo informações do professor Edson Vargas, o projeto Bora Passarinhar tem a finalidade de promover ações para fortalecer a observação de aves na natureza na região do Tapajós.
Atividade sustentável
A observação de aves (Birdwatching) é uma atividade sustentável que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. Pode ser praticada por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente, é divertido, emocionante, incentiva a passear mais e ter mais contato com a natureza.
Pessoas de todas as idades podem praticar a observação de pássaros
Instituto Últimos Refúgios
A observação de aves existe desde que o homem começou a interessar-se pelo comportamento de outras formas de vida que compartilham o planeta conosco. Há algum tempo vem sendo praticada nos Estados Unidos e Europa como hobby, e é chamada de “Birdwatching”, com alguns países tendo estrutura (trilhas, placas, guias) para tal atividade em todos os parques naturais.
No Brasil, a observação de aves de forma recreativa é relativamente recente, sendo que nas últimas décadas, muitos clubes de observadores (COA) vêm surgindo e se espalhando pelo país, com cada vez mais adeptos.
Observação de pássaros gera uma série de benefícios aos praticantes
Instituto Últimos Refúgios
A atividade traz consigo uma série de benefícios, entre os quais:
O desenvolvimento do turismo responsável, ligado à conservação da espécie em seu ambiente natural;
O fomento da informação e educação ambiental com comunidade e turistas;
A coleta de dados científicos;
A sensibilização para o desenvolvimento sustentável;
A geração de renda e valores agregados para as comunidades locais;
O incentivo dos setores hoteleiro e turístico.
Serviço:
O que: 1ª Roda de Conversa para a criação do Clube de Observadores de Aves (COA) do Baixo Tapajós
Data: 13/07/2024
Hora: 9h
Local: Hall do BMT II, Unidade Ufopa Tapajós
*Com informações da Ufopa
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região