Cooperativa promove crescimento e sustentabilidade do cooperativismo, com foco no cenário nacional do agronegócio. A Comigo (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano), maior empresa e cooperativa de Goiás, inaugurou, no início de julho, em Paraúna, uma nova loja para atender os cooperados da região Sudoeste. O investimento é de aproximadamente R$ 25 milhões na unidade construída de acordo com aspectos inovadores e sustentáveis.
A nova loja possui 5.200 metros quadrados de área construída, em um terreno de 48.400 metros quadrados. “É uma das maiores lojas da Comigo, com espaço suficiente para apresentação de todos os produtos, desde implementos agrícolas até madeiras e porteiras,” explicou o diretor de lojas da cooperativa, Carlos Alberto Leão Barros.
O município já contava com uma loja, localizada no centro da cidade, o que dificultava as vias de acesso aos produtores. “Também houve essa motivação de mudança , já que a localização melhorada facilita o acesso de rodotrens e bitrens, resolvendo problemas de logística da loja antiga”, explica o diretor.
Apesar de 2024 ser um ano atípico, com uma redução drástica nos investimentos do ramo, a necessidade dos cooperados de Paraúna justificou essa exceção.“Paraúna já tinha uma unidade da Comigo, mas a demanda dos cooperados da região exigia uma loja mais ampla”, complementou Carlos.
A nova loja possui 5.200 metros quadrados de área construída
Fotos: divulgação / Comigo
Cooperação
A participação ativa dos cooperados foi um fator crucial para a realização desse investimento. “O cooperativismo depende da participação dos cooperados em todos os segmentos de negócio,” destacou o diretor. “Mais participação gera mais resultados, possibilitando investimentos como esse.”
Paraúna, localizada no Sudoeste de Goiás, é uma cidade cuja economia está fortemente ligada ao agronegócio, sendo um polo importante na produção de grãos como soja e milho. A região possui uma terra fértil e um clima propício para a agricultura, fatores que têm atraído investimentos contínuos no setor. O agronegócio em Paraúna não apenas sustenta a economia local, mas também gera empregos e promove o desenvolvimento econômico da região.
A região também se destaca pela implementação de tecnologias avançadas no campo, como agricultura de precisão e lavouras irrigadas, além de muitos produtores adotando práticas agrícolas sustentáveis e de alta produtividade. “A nova loja da Comigo é um ponto de apoio crucial para esses agricultores, fornecendo não apenas produtos de qualidade, mas também suporte técnico e orientação para o uso eficiente de recursos”, disse o presidente executivo da cooperativa, Dourivan Cruvinel.
“A nova loja não é apenas um espaço comercial, mas um centro de inovação e suporte para os cooperados, refletindo a visão de crescimento e sustentabilidade que a Comigo tem promovido ao longo de sua história”, explica o presidente do conselho de administração da cooperativa, Antonio Chavaglia.
Investimentos em lojas agropecuárias
Além da nova loja em Paraúna, a Comigo está finalizando a reforma da loja de Acreúna e planeja iniciar a remodelação da loja de Jandaia, com adaptação ao padrão moderno das novas unidades. “Estamos em fase de orçamento para a reforma de Jandaia e também temos planos para construir uma nova loja em Jussara, uma obra que deve começar em breve”, finalizou.
Fonte: Assessoria de imprensa da Comigo