Geral

g1 faz debate com candidatos à Prefeitura de Caraguatatuba; veja íntegra

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

05/09/2024 por Redação

Município abriu série de debates realizados pelo g1. Participaram os candidatos Antonio Carlos (PSD), Baduca (PL), Coronel Stanelis (PP) e Fabio Ferreira (PDT). O candidato Neto Bota (União) foi convidado, mas não compareceu ao debate. Baduca (PL), Coronel Stanelis (PP), Fabio Ferreira (PDT) e Antonio Carlos (PSD) participaram do debate do g1.
Lucas Tavares/g1
Os candidatos à Prefeitura de Caraguatatuba (SP), Antonio Carlos (PSD), Baduca (PL), Coronel Stanelis (PP) e Fabio Ferreira (PDT) participaram do debate realizado pelo g1 da Vanguarda na tarde desta quinta-feira (5).
Com transmissão ao vivo, o encontro teve cinco blocos e 1h10 de duração. O debate foi mediado pela apresentadora Talita França, da TV Vanguarda.
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Representantes destes partidos estiveram na sede da Rede Vanguarda, em São José dos Campos, manifestaram interesse em participar do debate e assinaram um termo em que concordam com as regras.
Ao todo, foram convidados os cinco candidatos à prefeitura e somente o candidato Neto Bota (União) não esteve presente. Assista a íntegra do debate:
Debate g1 - Caraguatatuba - Íntegra
O debate foi dividido em cinco blocos:
Primeiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado;
Segundo bloco: candidatos responderam perguntas com temas livres;
Terceiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado;
Quarto bloco: candidatos responderam perguntas com temas livres;
Quinto bloco: candidatos fizeram suas considerações finais.
Debate g1 Caraguatatuba - Parte 1
🎙 Primeiro bloco
Candidato Coronel Stanelis (PP) pergunta ao candidato Baduca (PL) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Coronel Stanelis (PP) perguntou para Baduca (PL): o tema foi sorteado e o candidato questionou o oponente sobre o tema de desenvolvimento econômico.
Baduca (PL) destacou que terá o turismo como prioridade, o qual será tratado como fonte para geração de emprego e renda. O candidato afirmou que a cidade tem um calendário anual com 30 eventos por ano e que quer aumentar o calendário de eventos, trazendo mais turistas durante a baixa temporada, criando um aquário municipal, entre outras propostas.
Coronel Stanelis (PP) comentou que quer criar o programa ‘invista aqui’ para atrair investidores para a cidade, melhorar a empregabilidade, qualificar mão de obra e reduzir o desemprego em Caraguatatuba.
Candidato Fabio Ferreira (PDT) pergunta ao candidato Antonio Carlos (PSD) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁Fabio Ferreira (PDT) questionou Antonio Carlos (PSD): o tema sorteado foi sobre a área da saúde.
Antonio Carlos (PSD) analisou o atual cenário da saúde na cidade, argumentando que falta dignidade, atendimento é ruim e que sabe o que a população está passando. Ele afirmou que, se eleito, pretende criar um sistema integrado com Santa Casa e Hospital Regional para melhorar a qualidade da saúde.
Fabio Ferreira (PDT) comentou que a saúde na cidade está um caos e destacou que acredita que nada irá mudar se não melhorar o salário de médicos, enfermeiros e dos técnicos de enfermagem.
Candidato Baduca (PL) pergunta ao candidato Fabio Ferreira (PDT) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Baduca (PL) questionou Fabio Ferreira (PDT): o tema sorteado foi mobilidade.
Fabio Ferreira (PDT) disse que se eleito quer baratear a passagem, resolver o problema de motoristas sobrecarregados, criar mais rotas de ônibus, fazer paradas para motoristas de uber, fortalecer a rede de taxistas, entre outras propostas para melhorar o transporte na cidade.
Baduca (PL) comentou que quer construir terminais de ônibus na zona norte e na zona sul da cidade, quer construir uma nova rodoviária e fazer a ampliação das linhas de ônibus.
Candidato Antonio Carlos (PSD) pergunta ao candidato Coronel Stanelis (PP) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁Antonio Carlos (PSD) questionou o candidato Coronel Stanelis (PP): o tema sorteado foi educação.
Coronel Stanelis (PP) destacou que, se eleito, quer criar um ensino integral para que a criança seja protegida, um programa de jovem aprendiz para que a partir dos 14 anos o jovem comece a ajudar em casa, quer trazer escolas cívico-militares, garantir que haja aula de informática nas escolas, entre outras propostas.
Antonio Carlos (PSD) comentou que também quer trazes esporte e cultura para as escolas, garantir uma boa alimentação para os alunos nas escolas e que defende o ensino integral.
Debate g1 Caraguatatuba - Parte 2
🎙 Segundo bloco
Candidato Fabio Ferreira (PDT) pergunta ao candidato Coronel Stanelis (PP) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Fabio Ferreira (PDT) perguntou ao Coronel Stanelis (PP): a pergunta teve tema livre e o candidato escolheu questionar o oponente sobre o que ele tem previsto para cultura na plataforma de governo.
Coronel Stanelis (PP) disse que a cultura é base de Caraguá e está ligada ao coração da cidade, citou a cultura caiçara, disse que pretende revitalizar isso. Disse que quer levar cultura para os bairros, afirmando que, se eleito, vai reformar as quadras esportivas, criar centros comunitários e contratar músicos para tocar nos bairros.
Fabio Ferreira (PDT) afirmou que pretende continuar dando conhecimento aos editais dos programas do Governo Federal e disse que, se eleito, vai revisar o Plano Municipal de Cultura.
Candidato Baduca (PL) pergunta ao candidato Antonio Carlos (PSD) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Baduca (PL) questionou Antônio Carlos (PSD): a pergunta teve tema livre e o candidato escolheu perguntar ao oponente sobre destinação dos resíduos.
Antônio Carlos (PSD) afirmou que vai lutar para implantar aterro sanitário em Caraguatatuba, citou que o lixo vale uma fortuna se for bem aproveitado para a área de industrialização. Disse que lutou no passado, mas não conseguiu aprovar o projeto, mas que espera que consiga implantar na sua gestão.
Baduca (PL) disse que vai propor um consórcio para a queima do lixo. Citou que, se eleito, vai fazer mais um EcoPonto no bairro do Perequê e que vai aumentar para 4 caminhões a coleta seletiva.
Candidato Antonio Carlos (PSD) pergunta ao candidato Baduca (PL) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Antonio Carlos (PSD) perguntou para o Baduca (PL): o tema da pergunta era livre e ele questionou o oponente sobre como ele vê a saúde do município, a falta de medicamentos e perguntou se tem orgulho da atual gestão.
Baduca (PL) respondeu que quer debater gestão a partir de 2025, citou que ele e outro candidato queriam denegrir a atual gestão. Disse que é investido 32% na saúde, que vai contratar mais médicos e mais enfermeiros. O candidato afirmou que UPAs foram criadas no atual governo. E citou que, se eleito, vai fazer um pronto-atendimento 24h na UBS do Golfinho.
Antonio Carlos (PSD) replicou dizendo que a UPA do Massaguaçu não tem estrutura para ser UPA e que a do Travessão ele deixou pronta, mas “acabaram com tudo”.
Candidato Coronel Stanelis (PP) pergunta ao candidato Fabio Ferreira (PDT) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Coronel Stanelis (PP) perguntou a Fabio Ferreira (PDT): o tema era livre e ele questionou o oponente sobre segurança pública em Caraguatatuba.
Fabio Ferreira (PDT) rebateu as acusações feitas por Baduca e disse que vai cobrar o governador do Estado para que a delegacia da mulher funcione 24h por dia, disse que vai ampliar as câmeras de monitoramento, equipar a GCM e prepará-los para atuar nas ruas, caso seja eleito.
Coronel Stanelis (PP) disse que vai criar a Casa de Amparo à Mulher em parceria com a Associação Comercial para inseri-las no Mercado Municipal, criar as rondas Maria da Penha e disse que vai cuidar bem das crianças e mulheres, caso vença as eleições.
Debate g1 Caraguatatuba - Parte 3
🎙 Terceiro bloco
Candidato Baduca (PL) pergunta ao candidato Antonio Carlos (PSD) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Baduca (PL) questionou Antonio Carlos (PSD) sobre as propostas que possui para a área da educação, tema sorteado pela apresentadora.
Antonio Carlos (PSD) afirmou que em Caraguatatuba faltam professores, há muitas salas de aulas vazias e que sempre priorizou a educação infantil. Ele afirmou que, se eleito, vai fortalecer os professores, com salários dignos.
Baduca (PL) disse que se vencer as eleições vai construir mais escolas de acordo com a demanda do município e ampliar as vagas em escolas integrais.
Candidato Antonio Carlos (PSD) pergunta ao candidato Fabio Ferreira (PDT) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁O candidato Antonio Carlos (PSD) questionou Fabio Ferreira (PDT) sobre as propostas que possui para a área da habitação, tema sorteado na rodada.
Fabio Ferreira (PDT) destacou que a pauta de moradia importante é muito importante, citou um problema anterior de habitação na cidade e alegou que, se eleito, vai mapear os problemas de habitação da cidade, trazer o programa ‘Minha casa, minha vida’, entre outras propostas.
Antonio Carlos (PSD) afirmou que tem como programa de governo a habitação, prevendo a construção de moradias, para reduzir a fila da habitação e trazer dignidade para os moradores.
Candidato Coronel Stanelis (PP) pergunta ao candidato Baduca (PL) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁O candidato Coronel Stanelis (PP) questionou Baduca (PL) sobre as propostas que possui para a saúde, tema sorteado na urna.
Baduca (PL) afirmou que quer contratar mais médicos e mais enfermeiros, construir quatro novas UBSs, transformar uma UBS em 24 horas e complementou uma outra pergunta afirmando que tem propostas para a regularização fundiária, entre outras promessas.
Coronel Stanelis (PP) afirmou que a saúde é fundamental, que pretende construir um hospital municipal, um centro de diagnóstico para os moradores não precisarem viajar para outros municípios, quer criar um hospital veterinário, hemocentro e zerar a fila da saúde, entre outras propostas.
Candidato Fabio Ferreira (PDT) pergunta ao candidato Coronel Stanelis (PP) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁O candidato Fabio Ferreira (PDT) questionou Coronel Stanelis (PP) sobre as propostas que possui para a segurança pública, tema sorteado para a rodada.
Coronel Stanelis (PP) afirmou que quer implantar políticas públicas, sistemas de monitoramento com inteligência artificial, ampliar quantidade do efetivo de policiais, criar a Patrulha Maria da Penha, trazer ensino profissionalizante para as crianças ficaram na escola, voltar com o programa Proerd de combate às drogas nas escolas, entre outras ações.
Fabio Ferreira (PDT) disse que a secretaria da mulher será a prioridade caso ele seja eleito, para criar um elo com todas as outras secretarias e fortalecer a defesa da mulher. Destacou que quer a delegacia da mulher com atendimento 24 horas na cidade.
Debate g1 Caraguatatuba - Parte 4
🎙 Quarto bloco
Candidato Antonio Carlos (PSD) pergunta ao candidato Fabio Ferreira (PDT) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Antonio Carlos (PSD) escolheu Fabio Ferreira (PDT): o tema era livre e ele perguntou sobre a questão da alimentação escolar.
Fabio Ferreira (PDT) disse que é importante envolver a comunidade, ser um prefeito presente e criar políticas públicas verdadeiras, conhecer os pais dos alunos. Citou que tem que ter uma alimentação balanceada, trazendo os pais desempregados para trabalhar nas escolas e abrir as escolas nos finais de semana, com programas para os pais, alunos e professores fazerem atividades pedagógicas, reativando as associações de bairro.
Antonio Carlos (PSD) replicou dizendo que, no governo dele, tinha nutricionista e contratava as mães para cozinhar para os filhos delas. Citou que as crianças eram como os filhos dele e comiam com dignidade.
Candidato Coronel Stanelis (PP) pergunta ao candidato Baduca (PL) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Coronel Stanelis (PP) perguntou ao Baduca (PL) sobre moradores de rua, problemas de droga e o que ele teria de propostas para esse grupo.
Baduca (PL) disse que tem no plano o Recâmbio Qualificável. Disse que tem várias pessoas em situação de rua, mas que fizeram vários abrigos masculinos e femininos. Disse que o Recâmbio Qualificável consiste em entrar em contato com os familiares dessas pessoas para levá-los às cidades de origens e voltarem a ter vida digna.
Coronel Stanelis (PP) disse que o seu vice é o Dr. André Souza. Disse que quer transformar a saúde de Caraguá em uma saúde de primeiro mundo.
Fabio Ferreira (PDT) pergunta ao candidato Antonio Carlos (PSD) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Fabio Ferreira (PDT) perguntou a Antonio Carlos (PSD) sobre as quadras abandonadas da cidade e se pretende reativá-las.
Antonio Carlos (PSD) disse que o que está construído está deteriorado de ponta a ponta. Disse que fazer política pública é colocar para funcionar o que já existe e, segundo ele, não funciona. Disse que os ginásios estão deteriorados e que vão reformar tudo, adaptar tudo.
Fabio Ferreira (PDT) disse que as quadras e clubes esportivos estão abandonados e não recebem o incentivo devido. Afirmou que é importante utilizar o terceiro setor, que vai criar as associações de bairro, criar uma diretoria para tratar com o terceiro setor, para fortalecer e ajudar na aproximação das pessoas.
Candidato Coronel Stanelis (PP) pergunta ao candidato Baduca (PL) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Baduca (PL) perguntou ao Coronel Stanelis (PP) sobre qual a proposta para a drenagem.
Coronel Stanelis (PP) disse que não é só para a drenagem, mas infraestrutura no geral. Citou que a drenagem não foi feita nesses anos, por isso que a cidade está pagando. Disse que precisa criar programa de asfaltamento para a cidade, tornar mais acessível, porque um deficiente não consegue andar em Caraguá.
Baduca (PL) replicou e disse que nunca se investiu tanto em drenagem, foram R$ 500 mi de investimentos, 14 obras em andamento, disse que terminou as obras no Rio Juqueriquerê e que nunca houve tanto investimento na drenagem.
Debate g1 Caraguatatuba - Parte 5
🎙 Quinto bloco
No quinto bloco, os quatro candidatos que participaram do debate tiveram um minuto para fazer suas considerações finais. A ordem de fala foi determinada por sorteio.
Considerações finais Coronel Stanelis
Reprodução/TV Vanguarda
O primeiro a fazer as considerações finais foi o candidato Coronel Stanelis (PP). Ele defendeu que a cidade precisa de uma mudança na política e citou mais propostas que tem para a cidade.
“Caraguatatuba é uma cidade que vem sendo dominada há 30 anos por duas famílias que se revezam no poder. Está na hora de mudar essa política. Todos os problemas que nós temos na cidade hoje derivam disso. Problemas de 30 anos que não foram resolvidos, esgoto escorrendo a céu aberto, faltam 600 vagas nas creches, a merenda escolar está horrível, a segurança pública está batendo recordes e a gente precisa mudar isso. Mudar é com mudança de verdade, não é trocando seis por meia dúzia”, disse em trecho da declaração final.
Considerações finais Fabio Ferreira
Reprodução/TV Vanguarda
O segundo a fazer as considerações finais foi o candidato Fabio Ferreira (PDT). Ele falou sobre a mudança que pretende fazer se for eleito prefeito na cidade e sobre o comprometimento dele e da vice com Caraguá.
“Quero dizer pra você, de verdade, você votando no Fábio Ferreira, você está votando em uma candidatura verdadeira. Estão espalhando que vamos desistir, isso não vai acontecer. Você vai votar 12 sem medo e vai aproveitar essa oportunidade para renovar de verdade. Será uma Caraguatatuba renovada, com preparo, sem comprometimento com empresariado, que nenhum empresário apoia e investe pra gente ter que devolver secretaria para eles, nós vamos reforçar a questão do social e trabalhar políticas públicas de verdade”, afirmou.
Considerações finais Baduca
Reprodução/TV Vanguarda
O terceiro a fazer as considerações finais foi o candidato Baduca (PL). Ele abordou críticas que tem sofrido e defendeu que tem a prefeitura como uma missão de vida.
No decorrer do debate vocês perceberam, vocês analisaram, quantas críticas o Baduca sofreu aqui. Mas digo para vocês que essa crítica é porque fui o único candidato que tem proposta de governo, único candidato que está com todas as falas aqui no seu governo, nós temos um projeto de cidade. E digo pra vocês, quero chegar à Prefeitura Municipal para cuidar de pessoas. A vida é feita de escolhas e eu fiz a minha, e a minha escolha é exatamente isso, cuidar de pessoas, dar atendimento às pessoas. Quero chegar à Prefeitura Municipal por respeito a vocês, disse.
Considerações finais Antonio Carlos
Reprodução/TV Vanguarda
O candidato Antonio Carlos (PSD) foi o último a fazer as considerações finais. Ele destacou o trabalho que fez anteriormente e ressaltou as promessas que tem para caso seja eleito.
“Existem duas Caraguatatubas, uma antes e uma depois de Antônio Carlos. Construímos o município com muito carinho. E a você caraguatatubense, vamos voltar às políticas públicas como sempre fizemos, para você ter muita dignidade e nós termos desenvolvimento. Tudo o que o país precisa é de desenvolvimento para geração de emprego e renda, é tudo o que nós precisamos no nosso país. Então quero contar, número 55, com a presença de vocês, nessa luta para uma Caraguatatuba feliz outra vez. Viva Caraguatatuba”, afirmou em trecho da consideração final.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu