Geral

VÍDEO: moradores de comunidade de SP relatam que agentes da tropa de choque da PM invadiram casas sem mandado judicial

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

02/10/2024 por Redação

Em nota, a SSP informou que não encontrou registros da denúncia mencionada e mantém sua Corregedoria à disposição para oficializá-la a fim de apurar os fatos. Confirmada qualquer irregularidade, os policiais envolvidos serão responsabilizados. Sem mandado, agentes da tropa de choque da PM invadem casas de moradores
Moradores da comunidade Sousa Ramos, na região da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, tiveram suas casas invadidas e revistadas por agentes da tropa de choque da Polícia Militar do estado.
Testemunhas ouvidas pelo g1 afirmam que:
Os agentes não apresentaram mandado judicial e não se identificaram;
A invasão ocorreu por volta de 15h30 de 23 de setembro, horário em que boa parte dos moradores estava trabalhando.
Câmeras de segurança registraram o momento em que cerca de seis agentes chegam armados à comunidade com um cão farejador. Um deles colocou a arma por dentro da porta de um imóvel (veja acima).
Agentes na comunidade da Zona Sul.
Reprodução
O g1 questionou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre a existência de alguma operação na região e se os agentes tinham mandado de busca.
Em nota, a SSP informou que não encontrou registros da denúncia mencionada e mantém sua Corregedoria à disposição para oficializá-la a fim de apurar os fatos. Confirmada qualquer irregularidade, os policiais envolvidos serão responsabilizados.
Porta retirada
Porta de morador foi arrancada.
Arquivo pessoal
Além de roupas espalhadas e móveis revirados, um morador teve a porta de casa arrancada pelos agentes.
As pessoas só descobriram que suas casas haviam sido invadidas após chegarem do trabalho. Teve um morador que chegou e a casa estava sem a porta, pois eles literalmente arrancaram a porta inteira da entrada da casa. Só deixaram estragos e marcas para trás, para nos lembrarmos de que a gente tá do lado mais fraco da história, afirmou uma moradora.
Os moradores relatam que os agentes estiveram no local um dia depois de eles entrarem com uma ação no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra a obra do Complexo Viário da Sena Madureira da prefeitura da capital, que será construído entre a Rua Sena Madureira e a Avenida Domingos de Moraes.
O projeto vai interligar a Avenida Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e Túnel Jânio Quadros. Contratada originalmente em 2011, a obra foi suspensa em 2013. Após estudo realizado para a retomada do contrato, as obras no local retornaram no dia 13 de setembro deste ano.
Os moradores questionam a falta de transparência para a execução da obra. Inicialmente, o projeto tinha sido licitado em 2011, mas a obra foi suspensa. Em 2022, ela foi reapresentada em audiência pública e começou a ser executada neste ano.
A Prefeitura de São Paulo afirmou que as obras do Complexo Viário Sena Madureira vão beneficiar mais de 800 mil pessoas com a interligação da Av. Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e Túnel Jânio Quadros. A intervenção deve gerar aproximadamente 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Para o local, existe um projeto em andamento para a readequação viária e habitacional. Em todas as áreas consolidadas objeto de intervenção da Prefeitura, as famílias têm direito a atendimento habitacional.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu