Geral

Novas estátuas homenageiam motociclistas e ciclistas campeões em Santos, SP

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/10/2024 por Redação

Monumentos ficam em praça localizada no Canal 7, na Ponta da Praia. Esculturas ficam em praça localizada no Canal 7, em Santos (SP)
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
Duas novas esculturas, em homenagem a ciclistas e motociclistas, foram instaladas em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), os monumentos ficam na praça que ganhará o novo nome Duas Rodas, no cruzamento das avenidas Rei Alberto I e General San Martin, na Ponta da Praia. A inauguração está prevista para novembro.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A instalação dos monumentos, que aconteceu na quarta-feira (16), faz parte da última etapa de projeto iniciado em maio para a revitalização da praça. O espaço de 706,50 m² já conta com novas calçadas, guias, sarjetas, jardins, iluminação reforçada e projeto paisagístico.
Segundo a pasta, as esculturas de fibra de vidro foram assentadas sobre uma base de concreto revestido em granito, nas extremidades da praça, nas faces voltadas à Avenida Rei Alberto I. Na base delas, serão gravados aproximadamente 60 nomes em homenagem aos atletas campeões da cidade.
Monumentos
Na escultura, que faz alusão ao motociclismo, há a figura de um piloto em cima de uma moto invisível, somente com as rodas aparentes. A peça foi confeccionada na cor bronze, com 1,51 m de altura e 2,31 de largura. A arte do troféu é do artista italiano Galileo Emendabile, que também foi responsável pelos monumentos Obelisco e Duque de Caxias, na capital paulista.
Escultura em homanegam a motociclistas na Ponta da Praia, em Santos (SP)
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
Segundo nota divulgada pela Seinfra, a escultura é uma réplica do troféu Real Console Generale D’Italiadi San Paolo (Real Cônsul Geral da Itália), conquistado em 1937 pelo piloto santista Luiz Bezzi, campeão brasileiro por sete vezes e vencedor de mais de 140 provas. Graças às vitórias, Santos ficou conhecida na época como a capital do motociclismo brasileiro.
A escultura referente ao ciclismo, por sua vez, tem pintura de cromo e mede 1,51 de altura e 1,50 m de largura. Ela foi inspirada em uma peça decorativa, existente em uma revendedora de veículos no bairro do Gonzaga. Ambas as esculturas estão em cima de uma faixa de asfalto preto, que simula uma pista.
As obras ficaram a cargo da empreiteira Tecnocortes Construções e Serviços Ltda, vencedora da concorrência pública. O investimento de R$ 455,7 mil foi custeado pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), programa do governo federal, via Caixa Econômica.
Escultura faz alusão a ciclistas na Ponta da Praia, em Santos (SP)
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu