Água invadiu duas escolas de São José do Rio Preto (SP) e alagou ruas. Em Severínia (SP), engenheiros da Defesa Civil avaliam estragos provocados pela erosão que resultou em uma enorme cratera. Em Severínia (SP), voçoroca provocada pelas últimas chuvas danificou tubulação subterrânea e interditou parte de via
Divulgação/Defesa Civil
A chuva provocou erosão, abertura de uma enorme cratera em Severínia (SP), além de transtornos e alagamentos em escolas infantis e em alguns bairros de São José do Rio Preto (SP), nesta sexta-feira (9).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Uma equipe da Defesa Civil foi até a área atingida em Severínia e fez a sinalização para evitar acidentes envolvendo pedestres, motoristas e motociclistas. Uma avenida localizada nas proximidades do local foi danificada.
A erosão também trouxe estragos a tubulação subterrânea. A preocupação das autoridades é com os postes de energia elétrica e as casas nas imediações.
Vazamento e transtornos
Em São José do Rio Preto (SP), uma forte pancada de chuva no início da tarde provocou pontos de alagamento e transtornos em duas escolas.
Em uma hora, choveu aproximadamente 17 milímetros, conforme dados da estação Jardim Maria Cândida, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) de São José do Rio Preto. No período de seis horas, o órgão registrou 25 milímetros de precipitação.
A pancada de chuva afetou o funcionamento da escola municipal de educação infantil Zilda Natel, no Parque Industrial. A água invadiu diversas partes da instituição de ensino.
Os funcionários espalharam bacias para conter as goteiras. Munidos de rodos, eles tentavam retirar a água das salas. A Secretaria de Educação de Rio Preto informou, por meio de nota, que aguarda programação orçamentária para executar obras de reforma na escola.
Água da chuva invadiu escola infantil Zilda Natel, em Rio Preto: funcionários usaram rodos e bacias
Arquivo pessoal
Outra escola infantil, Mario de Moraes Altenfelder Silva, no bairro Eldorado, também foi atingida. Por causa de goteiras generalizadas, funcionários precisaram esvaziar a sala do berçário 1. As crianças foram transferidas para outra área do prédio.
Na avenida José Munia, os bombeiros enviaram a equipe para retirar uma árvore caída que atrapalhou o trânsito. A via não chegou a ficar interditada.
A avenida Murchid de Homsi também alagou, dificultando a passagem dos condutores de veículo. Em vários pontos da cidade, pessoas registraram as cenas dos transtornos.
No bairro Vila Lisboa, a água encobriu a rua em frente a uma oficina mecânica. Em outro ponto da cidade, passageiros filmaram um ônibus atravessando em meio ao alagamento.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM